Cidade Brasil / O mais importante sobre documentos de identificação pessoal no Brasil
Documentos de identificação brasileiros

O Brasil, assim como outros países do mundo, possui documentos próprios de identificação de seus cidadãos - sejam eles nativos ou não. Entre eles, dois são imprescindíveis na vida de todo brasileiro ou expatriado que deseje residir no Brasil. São eles a Carteira de Identidade (RG) e o Cadastro de Pessoa Física, mais conhecido como CPF.

Por mais que eles façam parte da rotina das grandes cidades, muitos cidadãos, sobretudo do interior ou estrangeiros, nem sempre possuem o mesmo acesso às informações que no meio urbano nacional. Até mesmo nesses centros existem pessoas à margem ou que simplesmente ainda estão em vias de requerer tais documentos, mas que não encontram de maneira simplificada as orientações necessárias para dar seguimento às solicitações.

Aqueles que ainda não os possuem, certamente encontrarão restrições na hora de realizar qualquer cadastro, seja ele de ordem estatal e pública, como é o caso de inscrições em programas de auxílio ou requerimento de outros documentos como a CNH e certidões em geral - de casamento, compra e venda, etc - ou privada, como matrícula em escolas, abertura de contas em bancos, contratos CLT ou emissão de notas de trabalho autônomo e prestação de serviços em geral. Assim, é importante atentar-se a algumas especificidades de ambos os documentos.

A primeira informação pertinente é que são registros independentes, isto é, um não exclui a necessidade do outro, portanto, as solicitações para o CPF e RG devem ser feitas separadamente e de acordo com as normas de cada estado. O número de CPF pode ser inserido na Carteira de Identidade, mas antes é preciso já ter solicitado o cadastro e ter em mãos o número de identificação, assim como a comprovação impressa online ou no formato físico.

Ficou em dúvida sobre como proceder? Quer entender quais os documentos necessários para prosseguir com as solicitações? Leia nossos textos e descubra o passo a passo para solicitá-los.