Cidade Brasil / O que você precisa saber para administrar seu imóvel
Imóvel Brasil

Imagine que você está prestes a se mudar e, no processo, decidiu adquirir um imóvel. O sonho da casa própria é compartilhado por diversos brasileiros, mas os procedimentos para realizá-lo podem dificultar o caminho daqueles que não estão bem orientados, ou não possuem um conhecimento prévio.

Pensando nisso, compilamos diversos esclarecimentos no que concerne a compra e venda de imóveis, bem como um guia para deixar todos os documentos da sua propriedade em dia e assim não correr nenhum risco ou ser surpreendido por alguma situação inesperada.

É preciso, de antemão, atentar-se que muitas são as condições para se manter um imóvel. Contudo, não se preocupe, aqui reunimos dicas e informações preciosas para não apenas fechar um bom negócio, como também esclarecer as dúvidas de quais documentos são necessários ter sempre em dia.

Entre as certidões, você vai entender mais sobre: certidão de ônus reais, certidão quinzenária/vintenária, certidão negativa de bens ou certidão negativa de propriedade, cadeia dominal. De todas, a certidão de ônus reais é mais facilmente reconhecível pelo senso comum, mas mesmo assim, nem todos sabem que ela é necessária para atestar se o imóvel pode ou não ser vendido. Agora, quando se trata das outras certidões, muitas são até mesmo desconhecidas.

Além delas, ainda existem dados fundamentais sobre a averbação de imóveis e a regularização do mesmo que esclarecemos nos textos a seguir. Por exemplo, você sabe que a certidão dominial contém um histórico de todas as transações referentes a cada propriedade? E que a averbação do imóvel é um procedimento para demarcar e registrar todas as alterações promovidas na construção bem como nos dados relativos aos proprietários, tal qual estado civil e etc?

Confira abaixo esses e outros importantes esclarecimentos sobre todas as certidões de imóveis, desde a certidão de ônus até a regularização de imóveis sem escritura: