Cidade Brasil / Saiba tudo sobre sua residência no Brasil
Categoria residencia no Brasil

Sabemos que ter uma casa não constitui-se apenas como conforto e necessidade, mas também faz parte de uma das exigências para transitar nas mais diversas áreas do âmbito civil. No Brasil como em muitos outros países, o “comprovante de residência” costuma ser amplamente solicitado nas mais diversas situações burocráticas. Entre elas: abertura de contas bancárias, matrícula em escolas e cursos, solicitação de serviços de gás e luz, etc.

Agora, o que exatamente é um comprovante de residência? O comprovante de residência pode se configurar como qualquer documento que comprove que o cidadão tem uma residência fixa, podendo ser um bem próprio ou alugado. Ele costuma ser requisitado como uma garantia de que o cidadão poderá ser encontrado caso haja alguma situação imprópria ou possíveis fraudes e eventuais cobranças. No texto que produzimos sobre o Comprovante de Residência, você encontrará essa e outras orientações para não se confundir na hora que ele for solicitado.

Além dessa questão, tratando-se de moradia, outras perguntas podem surgir. Por exemplo, na mudança de domicílio, há diversos tópicos que devemos observar: correspondências, cadastro de documentos como título de eleitor e outros, gás e luz, etc. Pensando nisso, montamos um passo a passo com todos os tópicos que não podem ser deixados de lado nesse momento já tão conturbado. Então anote e salve o link Mudança de Moradia para não perdê-lo de vista, pois as vezes as mudanças ocorrem de maneira inesperada!

Ah, e se você é estrangeiro, ainda tem a CRNM (Carteira de Registro Nacional Migratório). Em 2017, a antiga CIE - Cédula de Identidade de Estrangeiro, foi substituído pelo CRNM, o documento físico de identificação de estrangeiros registrados no Brasil. Se você já tem a CIE, existem alguns casos em que a substituição não é necessária. Como toda burocracia, essa também pode provocar algumas dúvidas, mas lendo a nossa matéria você descobrirá que o procedimento é mais simples do que parece, e através dela, os seus direitos de morador em território nacional estarão garantidos.

Informe-se abaixo!