Cidade Brasil / Os documentos e informações que você precisa ter antes de viajar
Categoria Viagens no Cidade-Brasil

Por mais aguardadas e prazerosas que sejam as viagens internacionais, elas sempre são fonte de dúvidas e ansiedade. A principal é: quais países necessitam de visto e quais posso entrar apenas com o passaporte?

Mas qual a função do passaporte? Como tirá-lo? Onde solicitá-lo? Preciso me preparar? Vamos então partir para a pergunta básica, o passaporte é um documento em papel munido de chip que permite a identificação digital do mesmo, através da qual é possível ter acesso às informações do cidadão, incluindo as impressões digitais de todos os seus dedos. Quando saímos do território nacional, geralmente ele é solicitado, mas para muitos países da América Latina, através do acordo firmado Mercosul, apenas o documento de identidade basta para atravessar a fronteira. Mas com certeza restam muitas outras dúvidas, e a resposta para elas você poderá encontrar no link Pasaporte.

Outro destino muito visado pelos brasileiros é a Europa, e o passaporte costumava bastar para viajar aos países europeus. Hoje em dia a situação mudou e por essa razão, também preparamos um texto especial sobre o ETIAS - Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem (European Travel Informantion and Authorization System, em inglês), essa nova demanda internacional para viagens aos 26 países que integram o Espaço Schengen. Antes, a União Europeia não exigia visto de entrada, mas tendo em vista a intensificação das medidas de segurança muito por conta do aumento das imigrações ilegais e da incidência de ataques terroristas, passa-se a ser requisitada uma verificação prévia.

Esse programa eletrônico de autorização de viagem define que a partir de 2022, todos os turistas que desejem visitar o Espaço Schengen deverão solicitar o ETIAS – algo similar ao que já acontece em outros países que demandam um visto para entrarem eu seu território, assim como acontece nos Estados Unidos da América. Mas não se assuste, o procedimento é bem mais simples do que o visto estadunidense.

Tem viagem marcada e ficou interessado em sancionar essas dúvidas? Clique nos links e descubra!p