Certidão de protesto

Certidão de protesto

Certidão de protesto, ou Certidão negativa de protesto, é um documento que atesta a inadimplência ou não de uma pessoa física ou jurídica, ou seja, pode ser usada para provar que a pessoa deve a outro sujeito coisas como cheques, nota promissória, duplicatas, e outros; da mesma maneira, pode ser usada para provar que a pessoa não tem pendências com outros indivíduos ou empresas.

Como lidar com um protesto de maneira rápida, prática e segura

Certidão de protesto

O processo de quitação de dívidas manifestadas em protesto é longo e complexo, envolvendo a busca do cartório no qual o protesto foi realizado e uma série de etapas até que seja oficialmente sanada a dívida. Enquanto que é possível fazer o processo por conta própria, seguindo os procedimentos burocráticos, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso: em parceria com o site Cartório no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da Certidão de protesto em qualquer cartório de protestos do Brasil. Você não precisa ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Nosso serviço é feito com agilidade, oferecemos assistência por email e por telefone e ambiente 100% seguro. Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.

Como lidar com um protesto da maneira coonvencional

Uma vez que um cidadão ou empresa apresenta no cartório o título da dívida que a outra parte tem com ele, o Cartório de protestos entrará em contato com o devedor, e caberá a ele comparecer ao cartório e apresentar o pagamento da dívida. Para tanto, o título da dívida deverá sempre conter as principais informações do devedor, de modo que seja localizável pelo cartório. Caso o devedor não pague a dívida, então é registrado o protesto, que será então entregue à parte lesada pelo não-pagamento da dívida. Com isso, fica provada a situação de inadimplência do devedor. Se, depois de realizado o protesto, o devedor desejar pagar a dívida, deverá entrar em contato com a outra parte, de modo que ela, detentora da Certidão de protesto, cancele o protesto no Cartório de protestos. Como resultado, será emitida uma Certidão Negativa de protesto, provando que o então devedor agora não tem mais dívidas com a outra parte.

Ao descobrir que há um protesto com o seu nome, é necessário primeiro descobrir em que cartório de protestos ele foi feito. Essa pesquisa pode ser feita em uma agência do Serasa ou do SPC, levando um documento de identidade e CPF ou CNPJ. Em seguida, deve-se ir a esse cartório para obter a certidão de protesto, e portanto, os dados de quem protestou. Com os dados, é possível realizar o pagamento da dívida. É importante guardar o comprovante de quitação, que deve ser reconhecido em cartório. Com ele em mãos, é possível requerer o cancelamento do protesto no cartório de protestos em que ele foi registrado. Esse processo pode ter uma taxa, que varia de cartório para cartório. O cartório onde foi entregue o comprovante de quitação da dívida então avisará ao Serasa e ao SPC que a dívida foi paga, processo esse que costuma ser resolvido rapidamente. Será emitida a Certidão negativa de protestos, e a dívida está oficialmente sanada.