O CPF

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento acompanhado de um número do qual dependem um grande número de ações da vida civil do brasileiro: declarar imposto de renda, abrir uma conta no banco e efetuar compras online são alguns dos inúmeros processos que demandam um número CPF. Por não conter foto ou assinatura do cidadão, não pode ser usado como documento de identificação. É possível incluir o número do CPF na carteira de identidade, unificando os dois documentos.

Como solicitar o CPF

O CPF

O CPF pode ser solicitado presencialmente em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. Se o cidadão tiver título de eleitor, pode fazer a solicitação também pela internet.

Para solicitar o CPF presencialmente, o cidadão deve comparecer a um dos estabelecimentos competentes com os seguintes documentos:
- documento de identidade com foto;
- título de eleitor ou protocolo de inscrição fornecido pela Justiça Eleitoral (este sendo obrigatório apenas para pessoas entre 18 e 70 anos).
Para esse serviço será cobrada uma taxa de R$ 7,00.

Para fazer a solicitação via internet, é necessário preencher um formulário no site www.receita.fazenda.gov.br/ . Esse serviço é gratuito.

Após o atendimento presencial ou o preenchimento do formulário online, será concedido ao cidadão um código de atendimento, que deverá ser usado para acompanhar via internet o processo de cadastramento do CPF. Por fim, o solicitante deverá imprimir o seu documento CPF por conta própria, a partir do mesmo site.

Para incluir o número do CPF na carteira de identidade é necessário apresentar o documento do CPF no ato do atendimento para solicitação da identidade.