Cidade Brasil / viagens » Calendário Nacional de Feriados do Brasil 2022

CALENDÁRIO DE FERIADOS NACIONAIS PARA 2022

Com a chegada do fim do ano se aproximando, muitos já começam a planejar ferias ou um tempo de descanso para 2022. Feriados existem como marcos mas funcionam também para se obter um descanso extra, para além dos fins de semana, e possivelmente se organizar para viajar por um tempo um pouco mais prolongado.

Mas é importante se atentar aos tipos de feriado, pois dependendo podem abranger determinadas pessoas, locais ou não. No Brasil temos feriados nacionais, que englobam todo o território brasileiro e feriados locais, como estaduais e municipais.

Além disso temos os pontos facultativos, em que a depender do setor e do empregador pode ser liberado como um feriado ou não, e que muitas vezes são datas próximas a feriados.

As vezes algum feriado pode cair em fins de semana de forma que não se ganha uma folga extra. Existem também as comemorações que são todo ano em domingo, de forma que nunca funcionam como uma folga de dia da semana, como o caso da Páscoa, ou dia das mães e pais.

Veja abaixo o calendário de feriados e pontos facultativos no âmbito nacional para 2022 e se organize.


Quais são os feriados em 2022 para o Brasil?


Data/dia da semana Dia da semana Feriado Ponto facultativo
1 de janeiro sábado Año Nuevo
28 de fevereiro segunda-feira Carnaval
1 de março terça-feira Carnaval
02 de março quarta-feira Quarta-feira de cinzas (até 14h)
15 de abril sexta-feira Sexta-feira Santa
17 de abril domingo Páscoa
21 de abril quinta-feira Tiradentes
10 de maio domingo Dia do Trabalho
16 de junho quinta-feira Corpus Christi
7 de setembro quarta-feira Independência do Brasil
12 de outro quarta-feira Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro quarta-feira Finados
15 de novembro terça-feira Proclamação da República
24 de dezembro sábado Véspera de natal (após 14h)
25 de dezembro domingo Natal
31 de dezembro sábado Véspera do Ano Novo 2013 (após 14h)

Calendário de feriados nacionais 2022

Feriados móveis: Páscoa, Carnaval e Corpus Christi

Como se pode ver no calendário acima, tanto Carnaval como Corpus Christi são oficialmente pontos facultativos e não feriados nacionais. Na verdade, isso ocorre pois se tratam de datas móveis, ou seja não há um dia fixo no ano previsto. Dessa forma, como vivenciamos, todo ano o Carnaval e Corpus Christi acontecem em datas diferentes.

As datas são calculadas de acordo com a data da Páscoa, que por sua vez é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de primavera/outono. Dessa forma, como tal equinócio acontece sempre entre 20 e 21 de março, a Páscoa acontece sempre entre os dias 22 e 25 de março, no domingo.

Já o Carnaval é calculado 27 dias antes da data determinada para a Páscoa, conforme explicado acima, e o Corpus Christi 60 dias após a Páscoa.

É importante portanto ressaltar que por mais que essas datas sejam de pontos facultativos e não feriados nacionais oficiais, a maioria dos estados e cidades os consideram feriados anualmente.


Feriados Estaduais e Municipais

Além disso, temos também os feriados estaduais e municipais, que podem render um bom descanso. Por isso, vale muito a pena ficar atento aos feriados do seu estado e cidade. Uma das grandes vantagens de feriados mais locais é para viagem, pois surgem oportunidades de hospedagem em baixa temporada em outros locais, que tornam a viagem mais barata e mais exclusiva.


Veja o calendário de feriados de 2022 em outros países: