Como pagar o INSS como trabalhador CLT

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas em 1943 de forma a unificar toda a legislação trabalhista existente no Brasil na época. É chamado de trabalhador CLT quem é formalmente contratado por uma empresa, tendo assegurados direitos trabalhistas como 13º salário, férias remuneradas e seguro-desemprego.

O trabalhador assalariado com CLT tem sua contribuição mensal para a sua aposentadoria automaticamente descontada do salário, e paga ao governo pelo empregador. Com o passar dos anos, esse dinheiro forma um fundo que servirá para pagar, mensalmente, a aposentadoria do cidadão, no futuro.

Como pagar o INSS como trabalhador CLT

INSS como trabalhador

A contribuição para o INSS de trabalhadores formais assalariados via CLT é feita automaticamente pelo contratante, não sendo necessária uma ação do contratado.

Verificar status de contribuições ao INSS

É possível consultar vínculos empregatícios e o status das contribuições para o INSS - também chamado de Extrato de Vínculos e Contribuições, ou Extrato CNIS - no site da Previdência, na internet, em meu.inss.gov.br/. Nele é possível também simular o tempo de contribuição necessário para o recebimento de uma aposentadoria.

Cidadãos correntistas do Banco do Brasil podem consultar o Extrato CNIS nos caixas eletrônicos selecionando “opção 20 – outros extratos”, e no site do Banco do Brasil, em www.bb.com.br.

Clientes da Caixa Econômica Federal podem consultar o Extrato CNIS através do internet banking.

Twitter
Hiperligação