Como conseguir visto de moradia para o Canadá?

O Canadá é um país de 1º mundo com qualidade de vida muito alta que tem grande abertura para imigrantes do mundo todo. No entanto, é necessário planejamento e organização para adquirir o visto de moradia para o país.

O Express Entry é um programa do governo do Canadá que visa facilitar a entrada de imigrantes no país, sendo voltado principalmente para estudantes, trabalhadores, famílias e grupos de refugiados. Esse programa requer do aplicante um nível intermediário de inglês ou de francês, as línguas faladas no Canadá.

Quem pode pedir visto para o Canadá?

Visto de residência canadense

Ter um emprego certo no Canadá facilita a obtenção do visto, já que comprova que o cidadão estará contribuindo para o país. No entanto, ao contrário do que se pode imaginar, não é necessário emprego no Canadá para conseguir o visto de moradia. É possível pedir o visto mesmo sem previsão de emprego, e buscar oportunidades depois da chegada ao país. Tenha em mente, no entanto, que o custo de vida no Canadá é alto, e que viver lá sem um emprego que pague em dólares canadenses será caro.

Cada caso é um caso, mas o normalmente o Canadá é um país aberto à entrada de uma série de modalidades de imigrantes. Alguns deles são:
- trabalhador capacitado (Express Entry);
- trabalhador desempregado que quer criar uma empresa no Canadá;
- trabalhador autônomo em atividades atléticas ou culturais;
- pessoas com família no Canadá, ou estrangeiros que querem imigrar para o Canadá em família;
- refugiados;
- cuidadores de idosos e crianças;
- investidores.

Como pedir visto para o Canadá


Primeiro é necessário acessar o site do Governo Canadense, disponível em inglês e francês: www.canada.ca/en/services/immigration-citizenship.html

Clicando em “immigrate” e depois em “find out if you can apply” é possível verificar se o seu status e motivações para mudar-se para o Canadá são o suficiente para que o governo conceda um visto permanente. Depois que o teste for feito, basta continuar o processo, que inclui preencher uma série de documentos, pagar uma taxa de 490 dólares por pessoa (isenta para crianças pequenas) e enviar o pedido de visto por correio, conforme indicam as instruções do site.

Na maioria das vezes o pedido de visto demora em torno de 6 meses.

Twitter
Hiperligação