Vai viajar para fora do Brasil e quer alugar um carro para explorar novas cidades e estradas? O passeio é mesmo delicioso, mas para garantir uma viagem sem estresse, é preciso se orientar sobre quais são os documentos necessários para se ter em mãos.
Nem sempre as burocracias estrangeiras são de fácil compreensão. Nesse caso, a maior dúvida é sobre a Permissão Internacional para Dirigir, mais conhecida como a PID. Mas talvez você se pergunte: a Carteira Internacional de Motorista é mesmo necessária? Aqui, vamos tentar esclarecer essa e outras possíveis dúvidas que possam surgir quando o assunto é dirigir em estradas internacionais.
A PID é um documento que contém as mesmas informações da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH): dados do/a motorista, foto, assinatura e data de vencimento. A única diferença é que as informações estão traduzidas em sete idiomas (alemão, árabe, espanhol, francês, inglês, português e russo).
Com a emissão da PID, é possível dirigir com tranquilidade nos mais de cem países signatários da Convenção de Viena. Ela garante o reconhecimento internacional imediato e facilita na checagem de oficiais ou servidores tanto em eventuais fiscalizações quanto na hora de alugar um veículo.
Seu prazo de validade é de 3 anos, ou até a expiração da CNH do motorista.
O valor varia em cada estado brasileiro. Basta informar-se no Detran (Departamento de Trânsito) de sua cidade para saber valores e prazos de entrega. No Rio de Janeiro, o custo é de R$150,34, já em São Paulo, R$303,71.
O procedimento é simples. Primero, entre na página do Detran do seu estado. Pague o Duda referente à essa emissão. Na sequência, agende o seu horário para realizar o procedimento. Alguns Detrans, como o de São Paulo, realiza o processo todo online e o documento é enviado até a sua casa. Já no Rio de Janeiro, é preciso comparecer no posto na hora e local agendados para buscar a sua PID. Se você deseja realizar o procedimento presencialmente, siga até o posto do Detran mais perto de sua casa e informe-se.
Isso depende de onde você planeja dirigir seu carro. Os brasileiros com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida podem utilizá-la pelo período de 180 dias apenas nos países signatários da Convenção de Viena. No entanto, se você planeja usar seu carro em outros países, você precisará solicitar a PID por ser um documento internacional.
Um alerta! Mesmo com a PID em mãos, a CNH continua obrigatória em viagens internacionais, portanto, não a deixe em casa e a mantenha sempre junto de seus documentos importantes.
Este procedimento também pode ser realizado nos seguintes países: