Cidade Brasil > viagens > Calendário de Feriados 2024: Organize Suas Pausas

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

Planejando Férias: Calendário de Feriados 2024

À medida que o ano de 2024 se aproxima, muitos indivíduos já estão iniciando o processo de planejamento de suas férias e períodos de descanso. Os feriados, marcados por eventos históricos e tradições, proporcionam não apenas momentos de reflexão, mas também a oportunidade de desfrutar de um merecido repouso além dos fins de semana regulares. A antecipação dos próximos feriados e a questão de quantos dias de folga estarão disponíveis levam muitos a se perguntarem sobre o calendário de feriados para o ano vindouro.

Veja o calendário de feriados de 2024 e planeje férias

Feriados que caem aos domingos

Algumas datas comemorativas no Brasil não têm um dia específico no mês, mas sim a indicação de um domingo. Isso significa que esses feriados, como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais, são sempre celebrados aos domingos, que já são dias de folga. Portanto, eles não proporcionam um descanso adicional durante a semana.

Há também os feriados que têm dia específico no mês e acabam caindo em um domingo ou em um sábado. Nesse caso, como normalmente sábado e domingo já são dias de folga para a maioria dos brasileiros, acaba-se perdendo esse feriado como descanso extra. Infelizmente, no ano de 2024, isso ocorrerá bastante, com muitos feriados em sábados, diminuindo o número de feriados prolongados, como veremos no calendário.


Também pode interessar-lhe ler sobre como obter um crédito acessível para turismo interno no Brasil com o programa "Conheça o Brasil: Realiza"


Dias de ponto facultativo

Além dos feriados tradicionais, há os chamados "pontos facultativos". Essa designação implica que os empregadores não são obrigados a conceder um dia de folga aos trabalhadores nesses feriados. A inclusão desses dias como parte das férias depende do setor e da política de cada empregador. Em muitos casos, os pontos facultativos são próximos a outros feriados, possibilitando a criação de períodos mais prolongados de descanso.

Feriados nacionais, estaduais e municipais

É fundamental compreender a abrangência dos feriados em 2024, uma vez que alguns se aplicam apenas a determinadas regiões. No Brasil, existem os feriados nacionais, que englobam todo o país e suas localidades, além dos feriados estaduais e municipais, que têm sua celebração restrita a áreas específicas.

Calendário de feriados 2024

No calendário a seguir, apresentamos todos os feriados e pontos facultativos em âmbito nacional para o ano de 2024. Utilize-o para se programar e aproveitar ao máximo seus momentos de lazer.

Data Dia da semana Feriado Ponto facultativo
1º de janeiro Segunda-feira Ano Novo
12 de fevereiro Segunda-feira Carnaval
13 de fevereiro terça-feira Carnaval
14 de fevereiro quarta-feira Quarta-feira de cinzas (até 14h)
29 de março sexta-feira Sexta-feira Santa
31 de março domingo Páscoa
21 de abril domingo Tiradentes
1º de maio quarta-feira Dia do Trabalho
30 de maio quinta-feira Corpus Christi
7 de setembro sábado Independência do Brasil
12 de outubro sábado Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro sábado Finados
15 de novembro sexta-feira Proclamação da República
24 de dezembro terça-feira Véspera de natal (após 14h)
25 de dezembro quarta-feira Natal 25 de dezembro
31 de dezembro terça-feira Véspera do Ano Novo 2024 (após 14h)

Feriados móveis: páscoa, carnaval e Corpus Christi

Feriados como o Carnaval e Corpus Christi são considerados por muitos como nacionais, dada sua ampla celebração, mas são, na verdade, facultativos. Essa condição se deve à natureza móvel desses feriados, cujas datas variam a cada ano.

Essas datas são calculadas a partir da Páscoa, outro feriado móvel celebrado no primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio de primavera/outono. O Carnaval ocorre 27 dias após a Páscoa, enquanto Corpus Christi é celebrado 60 dias após esse evento.

Momentos enriquecedores de descanso

Em conclusão, o calendário de feriados para o ano de 2024 oferece uma visão abrangente das oportunidades de descanso e lazer que aguardam os brasileiros. Com uma variedade de feriados nacionais, estaduais e municipais, bem como pontos facultativos estrategicamente posicionados, os cidadãos têm a chance de planejar seus momentos de pausa ao longo do ano.

A compreensão dos feriados móveis, como Páscoa, Carnaval e Corpus Christi, revela a flexibilidade dessas celebrações, proporcionando aos trabalhadores a oportunidade de desfrutar de períodos prolongados de folga. Além disso, a atenção aos feriados locais possibilita a descoberta de oportunidades de viagem mais acessíveis. Em suma, o calendário de feriados de 2024 não apenas convida à celebração de eventos marcantes, mas também oferece a perspectiva de momentos enriquecedores de descanso e diversão para todos.


Você também pode ler:

- Como Obter o Passaporte Brasileiro

- Como Emitir a Autorização de Viagens para Menores

- Como Escolher e Contratar um Seguro de Viagem