Cidade Brasil > Visto > Visto de Turismo para Viajar à Europa - É Necessário?

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

Viajar à Europa: preciso de um visto?

Pensando em viajar para a Europa? A famosa “Eurotrip” pode despertar o interesse de muitos brasileiros, mas junto com ele, algumas dúvidas também surgem. Uma das mais recorrentes é: um visto para entrar no velho continente é necessário? A resposta vai depender de qual país entrou no seu roteiro de viagem. Responderemos aqui a todas as suas perguntas.

PAÍSES DENTRO DO ESPAÇO SCHENGEN

Para entrar em qualquer um dos 26 países que integram o Espaço Schengen não é necessário um visto prévio. Eles são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Suécia, Suíça.

O único documento necessário é o passaporte em dia, e podem ser cobradas explicações do viajante a respeito da natureza de sua estadia, no ato da entrada na Europa.

Uma vez que o viajante adentre o Espaço Schengen, o período de permanência autorizado é de 3 meses (90 dias) em um período de 180 dias. Durante esse tempo, o viajante pode circular livremente de um país a outro, e ao final do período, deve deixar o Espaço Schengen.

PAÍSES FORA DO ESPAÇO SCHENGEN

Para aqueles que viajem a países europeus que não integram o Espaço Schengen, há procedimentos específicos e é necessário informar-se com as entidades competentes de cada um. É o caso da Croácia, da Roménia, da Bulgária, do Chipre e da Turquia. Mas para os brasileiros, em nenhum desses cinco países solicitam visto prévio pelo período de 90 dias. O mesmo é válido para entrar ao Reino Unido, Irlanda e Rússia.

Um novo sistema: o ETIAS

Mesmo que o visto não seja solicitado, uma nova regulamentação passa a valer para o espaço schengen em 2023: o ETIAS ou Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem (European Travel Informantion and Authorization System, em inglês). Ele é uma autorização prévia para cruzar suas respectivas fronteiras.

Ele foi criado pela União Europeia visando a maior proteção de suas fronteiras. Nós fizemos uma matéria especial com as dúvidas relacionadas a esse protocolo, vale a pena conferir as condições e informações que disponibilizamos aqui.

Visto de turismo para Europa