Como conseguir visto de moradia para a Irlanda

A Irlanda é um dos destinos mais buscados pelos brasileiros que querem viver no exterior. Hoje em dia, é comum ouvir o português sendo falado pelas ruas de Dublin, a capital. O país tem uma abertura a imigrantes, concedendo vistos (também conhecidos como “stamps”) a uma série de casos distintos. Vamos falar sobre tudo isso aqui.

Quem pode pedir visto de residência na Irlanda?

Visto de residência irlandês

Para conseguir um visto de moradia na Irlanda, é necessário provar que há um vínculo com o país que demanda que a pessoa vá morar lá. Esse vínculo pode ser de trabalho, de estudos ou de família.

-Estudantes de inglês* - podem matricular-se em um curso de inglês e conseguir visto de 8 meses de duração (6 meses de aula e dois de férias), sendo esse visto renovável por mais 8 meses - Stamp 2A e 1G;
-Estudantes de graduação, mestrado e doutorado* - apesar das universidades irlandesas serem caras, são de excelência - Stamp 2 e 1G;
-Trabalhadores contratados por uma empresa irlandesa - nesse caso, a empresa deverá provar que nenhum trabalhador irlandês teve interesse no posto - Stamp 1 e 1A;
-Dupla-cidadania - para aqueles com ascendência irlandesa - Stamp 6.

*O visto de estudante pode dar direito a trabalhar 20 horas por semana, além dos horários de estudo, e nos meses entre junho e setembro, e em dezembro e janeiro, o limite sobe para 40 horas por semana, visto que são as férias escolares. O visto de estudante não dá direito à utilização do serviço público de saúde irlandês, nem usufruir de seguro desemprego, e outros benefícios que o estado proporciona à população da Irlanda.

Como pedir visto de residência na Irlanda

Antes de iniciar o processo, é importante consultar a documentação necessária para cada caso. Isso pode ser feito no site www.inis.gov.ie/en/INIS/Pages/Apply%20for%20a%20visa#long-stay onde as informações estão em inglês.

O processo para pedir o visto irlandês começa na internet, no site www.visas.inis.gov.ie/avats/OnlineHome.aspx . Lá, é possível preencher o formulário inicial, e enviar a documentação pedida. Será necessário pagar uma taxa que gira em torno de 60 euros (em torno de 300 reais).

Atenção: documentos escritos em português, como a certidão de nascimento, de casamento, e todos os outros documentos que o brasileiro usa, deverão ser traduzidos para o inglês por um tradutor, que deverá ter seus dados enviados junto com os documentos traduzidos.

Há uma grande variação nos prazos para completar os pedidos de visto, dependendo de cada caso. No site do Departamento de Justiça e Igualdade do governo irlandês é possível acessar estimativas de tempo de espera para conseguir cada categoria de visto.

Twitter
Hiperligação