Cidade Brasil > Visto > Visto de Residência Japones: Como Obtê-lo

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

Como conseguir visto de moradia para o Japão

Seja por laços familiares, identificação com a cultura japonesa - muito presente no Brasil, e sobretudo em São Paulo -, ou pelo interesse pelo alto padrão de vida dos japoneses, o Japão é um um destino bastante procurado por brasileiros que querem viver no exterior. A terra do sol nascente tem um território muito pequeno e um grande protecionismo de sua cultura milenar. Mas há, ainda assim, alguma abertura para imigrantes brasileiros. Veja mais abaixo.

Quem pode pedir visto de residência no Japão?

Em primeiro lugar, é muito importante não ter antecedentes criminais, pois esses podem dificultar a aceitação do pedido de visto. Aqui estão as categorias de visto aceitas:

  • Pessoas com ascendência japonesa: os nisseis (filhos de japoneses) podem pedir visto de moradia permanente tendo vivido apenas 1 ano ininterrupto no Japão; já os sanseis (netos de japoneses) podem pedir o visto tendo vivido pelo menos 3 anos ininterruptos no Japão;
  • Pessoas casadas com um japonês podem pedir o visto de moradia permanente desde que tenham pelo menos 3 anos de casados, e que vivam 1 ano ininterrupto no país;
  • Estudantes de japonês, estudantes acadêmicos intercambistas, e pós-graduandos devem já ter um laço com uma instituição de ensino japonesa; o visto é de até 2 anos de duração;
  • Trabalhadores: só é possível tirar o visto de trabalho se já houver um posto de trabalho garantido no Japão; ou seja, não é possível ir ao Japão e então buscar trabalho; o trabalhador deverá ser altamente qualificado.

Como pedir visto de residência no Japão

Para os vistos permanentes

Á uma taxa de ¥ 8.000 (cerca de R$ 284), e os prazos flutuam entre 4 e 8 meses. Naturalmente, essas pessoas já deverão estar residindo no Japão, e de lá poderão iniciar o pedido de visto permanente de moradia. Será necessário apresentar documentos de identidade, incluindo o passaporte original, uma carta em japonês justificando o pedido de visto entre outros.

Para os vistos de estudante

Primeiro é necessário aplicar para os estudos junto à instituição de ensino japonesa; se a instituição aprovar o pedido, o encaminhará ao controle de imigração japonesa. Depois será necessário preencher documentos oficiais e os levar ao consulado japonês, conforme for indicado pelas autoridades.

Para os vistos de trabalho

O procedimento de visto será coordenado pela empresa contratante.

Visto de residência Japão