Enquanto que é possível obter a certidão de nascimento indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso: em parceria com o site Cartório no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de nascimento em qualquer cartório do Brasil. Você não precisa ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Nosso serviço é feito em até 24 horas, oferecemos assistência por email e por telefone e ambiente 100% seguro. Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.
A expedição da 1a via da Certidão de Nascimento é gratuita aqui em Certidão de Nascimento, havendo uma taxa para a 2a via que pode variar de R$50 a R$300. O documento não tem prazo de validade.
O registro de nascimento de uma criança deverá ser feito por um ou ambos os pais, no Cartório de Registro Civil onde residem, ou onde nasceu a criança. O registro deve ser feito em até 15 dias, prazo esse que aumenta para 45 dias se a única pessoa disponível para fazê-lo é a mãe, e para 90 dias se a distância entre local de nascimento e o cartório mais próximo for de mais de 30 quilômetros. Caso esses prazos não sejam respeitados, ou caso não exista Declaração de Nascido Vivo (para nascimentos em casa, por exemplo), o registro deverá ser efetuado no cartório do local onde residem os pais, e serão necessárias assinaturas de duas testemunhas que confirmem a gravidez e o parto, sob as penas da lei.
Para pais casados, só é necessária a presença de um deles no cartório, sendo preferencial a presença do pai, visto que o ato voluntário representa formalmente o reconhecimento de paternidade da criança. Nesse caso, os documentos necessários são:
- carteira de identidade;
- Declaração de Nascido Vivo, fornecida pelo hospital onde nasceu o bebê;
- Certidão de Casamento.
Nome | OfÍcio Único |
Endereço | Rua Vereador João Pantoja de Castro, 165 68445000 Barcarena |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 13h e das 15h às 18h. |
Contacto | Telefone : 3753-2897 Fax : 3753-2897 Endereço electrónico : cartorioacc@yahoo.com.br |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas |
Nome | OfÍcio de registro civil e tabelionato de notas - murucupi |
Endereço | Av. Lauro Sodré, 34 - Beira Mar 68448000 Barcarena |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h. |
Contacto | Telefone : 9175-3015 Endereço electrónico : hellyannesantos@hotmail.com |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Notas, Contador |
Nome | OfÍcio de registro civil das pessoas naturais - aicarau |
Endereço | Rod. PA 151 - Ramal do Araticu - Vila São Sebastião 68445000 Barcarena |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h |
Contacto | Telefone : 9628-9831 Fax : 3754-1081 Endereço electrónico : cartorio_aicarau@hotmail.com |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos |
Nome | OfÍcio de registro civil e tabelionato de notas - itupanema |
Endereço | Rua 3 de Outubro, 466 - Itupanema 68447000 Barcarena |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h. |
Contacto | Telefone : 3754-3110 Fax : 3754-3110 Endereço electrónico : cartorioitupanema@gmail.com |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas |
Nome | OfÍcio de registro civil e tabelionato de notas - vila dos cabanos |
Endereço | Rua Germano Aranha, 2268 - Quadra 273 - Lote 32 68447000 Barcarena |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h. |
Contacto | Telefone : 3754-1543 Fax : 3754-1543 Endereço electrónico : cartorioregional@gmail.com Sítio Web : www.cartorioregional.com.br |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Notas |
Caso, dentre o casal, seja a mãe quem vai ao cartório, é necessário apresentar ao oficial, além dos documentos já citados, um documento oficial de reconhecimento de paternidade.
Para pais menores de 16 anos, é necessária a presença dos avós da criança, ou do seu responsável legal.
Em casos em que não se sabe a identidade do pai, a criança terá apenas o seu nome na filiação.
A segunda via da Certidão de Nascimento deverá ser solicitada no mesmo Cartório de Registro Civil onde foi feita a primeira via do documento.