A Carteira de Identidade é o principal documento de identificação dos brasileiros, tanto natos quanto naturalizados. E nela consta foto, assinatura, impressão digital do cidadão, e o número do RG (Registro Geral) que acaba sendo usado para nomear o documento.
De acordo com informações do governo, a emissão do novo modelo de RH ou nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), será obrigatória daqui a 10 anos para aqueles com menos de 60 anos de idade em 2032.
A Carteira de Identidade serve para facilitar a identificação do cidadão. Ela é válida em todo o território nacional, e pode ser inclusive usada para viajar a países do Mercosul, não havendo necessidade do passaporte. Sua emissão é administrada pelos Estados, o que faz com que o processo para obtê-la mude de uma unidade federativa para a outra.
Conforme mencionado acima, a emissão da carteira de identidade é administrada pelos Estados. No entanto, ela normalmente é expedida pela Secretaria de Segurança Pública, mas isso não é uma regra. Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo emitem o documento a partir de órgãos distintos.
Na maioria dos casos, para solicitar a carteira de identidade será necessário fazer um agendamento online ou pelo telefone, e comparecer ao posto de atendimento com os documentos necessários.
Os seguintes documentos são necessários para este procedimento:
A emissão da primeira via da carteira de identidade é gratuita. Isto é particularmente útil, dado que para a maioria dos estados brasileiros, o documento é expedido sem data de validade, havendo algumas exceções, como o Rio de Janeiro.
Nesses casos, recomenda-se que a carteira de identidade seja renovada a cada dez anos para atulização da foto e para evitar que o estado de conservação do documento físico se deteriore demais.
Após o atendimento, o documento deverá ficar pronto em 15 dias úteis, e deverá ser buscado no posto de identificação onde se deu o atendimento.
Como este documento é emitido por cada estado, é possível ter mais de um RG. Entretanto, não é aconselhável fazer isso para evitar inconsistências no banco de dados federal.
- CPF - Cadastro de Pessoa Física