Cidade Brasil / Estado de Amazonas / Município de Rio Preto da Eva

Certidão de Nascimento

A Certidão de Nascimento é o primeiro documento que contém as declarações oficiais necessárias para certificar a existência de um cidadão. Entre elas estão o local e a data de nascimento, assim como a identidade dos pais e dos avós. A Certidão é realizada em cartório de Registro Civil e deve ser feita após o nascimento da criança. Este documento é gratuito e sem ele os cidadãos não podem emitir carteira de identidade, CPF e outras documentações.

Obter a Certidão de Nascimento em Rio Preto da Eva

Enquanto que é possível obter a certidão de nascimento indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso: em parceria com o site Cartório no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de nascimento em qualquer cartório do Brasil. Você não precisa ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Nosso serviço é feito em até 24 horas, oferecemos assistência por email e por telefone e ambiente 100% seguro. Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.

Como obter a Certidão de Nascimento em Rio Preto da Eva

Certidão de Nascimento

A expedição da 1a via da Certidão de Nascimento é gratuita aqui em Certidão de Nascimento, havendo uma taxa para a 2a via que pode variar de R$50 a R$300. O documento não tem prazo de validade.

O registro de nascimento de uma criança deverá ser feito por um ou ambos os pais, no Cartório de Registro Civil onde residem, ou onde nasceu a criança. O registro deve ser feito em até 15 dias, prazo esse que aumenta para 45 dias se a única pessoa disponível para fazê-lo é a mãe, e para 90 dias se a distância entre local de nascimento e o cartório mais próximo for de mais de 30 quilômetros. Caso esses prazos não sejam respeitados, ou caso não exista Declaração de Nascido Vivo (para nascimentos em casa, por exemplo), o registro deverá ser efetuado no cartório do local onde residem os pais, e serão necessárias assinaturas de duas testemunhas que confirmem a gravidez e o parto, sob as penas da lei.

Para pais casados, só é necessária a presença de um deles no cartório, sendo preferencial a presença do pai, visto que o ato voluntário representa formalmente o reconhecimento de paternidade da criança. Nesse caso, os documentos necessários são:
- carteira de identidade;
- Declaração de Nascido Vivo, fornecida pelo hospital onde nasceu o bebê;
- Certidão de Casamento.


Aqui em Rio Preto da Eva, é possível emitir a Certidão de Nascimento no(s) seguinte(s) cartório(s):
NomeOfÍcio do judicial e anexos
EndereçoRua Domingos Monteiro, 01
69117000 Rio Preto da Eva
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.
ContactoTelefone : 3328-1265
Fax : 3328-1265
Endereço electrónico : cartorio_rpe@hotmail.com
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Notas, Protesto de Títulos, Registro de Contratos Marítimos, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas, Cível, Criminal, Contador, Partidor, Depositário Público, Distribuidor, Juizado Especial Cível, Juizado Especial Criminal, Fazenda Pública, Júri, Acidentes de Tabalho, Acidentes de Trânsito, Registros Públicos, Distribuidor Extrajudicial, Outras

Observações:


Caso, dentre o casal, seja a mãe quem vai ao cartório, é necessário apresentar ao oficial, além dos documentos já citados, um documento oficial de reconhecimento de paternidade.

Para pais menores de 16 anos, é necessária a presença dos avós da criança, ou do seu responsável legal.

Em casos em que não se sabe a identidade do pai, a criança terá apenas o seu nome na filiação.

A segunda via da Certidão de Nascimento deverá ser solicitada no mesmo Cartório de Registro Civil onde foi feita a primeira via do documento.

Painel de Rio Preto da Eva