Certidão do Imóvel

Muito usadas na compra e venda de imóveis, há uma série de categorias de Certidões de registro imóvel.

De modo geral, servem para atestar oficialmente a propriedade de alguém sobre algum imóvel.

Veremos abaixo as categorias:


a) Certidão de ônus reais

A Certidão de ônus reais verifica oficialmente se um imóvel tem ou não pendências, como hipotecas, penhores, promessas de venda ou se foi prometido como garantia em um financiamento.

Esse documento serve para atestar se o imóvel pode, portanto, ser vendido.


b) Certidão quinzenária/vintenária

Apresenta os registros referentes, respectivamente, aos últimos quinze ou vinte anos do imóvel.

c) Certidão negativa de bens ou Certidão negativa de propriedade

Essa certidão verifica oficialmente se um cidadão possui ou não imóveis registrados em seu nome.

Pode ser útil sobretudo para sacar o FGTS.


d) Cadeia dominial

Essa certidão trata-se de um apanhado de todas as transações relativas à propriedade em questão, organizadas em ordem cronológica.

Vai desde o momento em que foi oficializada, passando por todos os ex-proprietários e chegando até o atual.



COMO OBTER CERTIDÃO DO IMÓVEL DE MANEIRA RÁPIDA, PRÁTICA E SEGURA

Enquanto que é possível fazer o pedido da Certidão do imóvel indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso: em parceria com o site Documento no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da Certidão do imóvel em qualquer cartório do Brasil, qualquer que seja a modalidade de que você necessita.

Você não precisará ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Nosso serviço é feito com agilidade, oferecemos assistência por chat, email e por telefone, e ambiente 100% seguro.

Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento:



COMO OBTER CERTIDÃO DO IMÓVEL DA MANEIRA CONVENCIONAL

Para realizar o pedido de uma Certidão de imóvel, é necessário fornecer dados ao Cartório de Registro de Imóveis, tais como:

  • - Número da matrícula do imóvel;

  • - Dados do imóvel, como bairro, quadra, lote e logradouro (endereço);

  • - Ou dados do proprietário, como nome, CPF e RG.

A solicitação de uma Certidão de imóvel pode ser feito no Cartório de Registro de Imóveis mais próximo, e é gratuita. Normalmente, leva 4 dias úteis para ser expedida.

Em alguns municípios, o pedido pode também ser feito pela internet, no site dos cartórios, e pode ser enviado por Correio até o requerente. Esse processo costuma demorar mais tempo, e custa dinheiro, uma vez que envolve o envio do documento por Correio.