Abrir uma conta bancária é um procedimento muitas vezes indispensável para a vida contemporânea. Ao integrar a equipe de uma empresa, por exemplo, provavelmente uma conta corrente ou poupança será solicitada para que o salário possa ser efetuado via transferência.
Para além de questões salariais, a movimentação bancária também pode ser requisitada para adquirir um imóve. Isso sem contar as facilidades que os cartões de crédito e débito oferecem no dia-a-dia.
Por mais comum que pareça, a abertura de contas pode representar um mistério na vida daqueles que ainda não a realizaram. Se esse é o seu caso, acompanhe nossa matéria e solucione suas possíveis dúvidas!
Primeiramente, é importante lembrar que a abertura de contas consiste em um acordo entre a instituição financeira e aquele a procura do serviço. Ela será realizada por meio de contrato feito entre o banco ou a cooperativa de crédito e o cliente.
Como acordado por ambas as partes, as regras estabelecidas para a movimentação da conta, direitos e obrigações das duas partes envolvidas deverão ser cumpridas. Em geral, cada banco terá suas regras específicas para realizar a transação. Mas em vias de regra, a abertura de uma conta corrente é livre para os maiores de 18 anos. Cidadãos que têm entre 16 e 18 anos devem ser acompanhados de um responsável legal no ato da abertura da conta, e menores de 16 anos precisam ter uma conta representada pelo seu responsável legal.
Atendidas essas condições iniciais, o primeiro passo consiste, obrigatoriamente no fornecimento de identificação completa, bem como a apresentação dos originais dos documentos solicitados. No caso de o titular da conta ser menor de idade ou pessoa incapaz, é indispensável a identificação do responsável.
Cada banco tem um procedimento de abertura de conta. Aqui estão indicações dos procedimentos-padrão em todos. Aconselhamos uma análise atenta de cada banco, seja ele físico ou virtual, para encontrar aquele que melhor atenda às suas expectativas.
Na maioria dos bancos é necessário comparecer a uma agência para abrir uma conta corrente. Em alguns, no entanto, a abertura pode ser feita à distância, via aplicativo de smartphone.
Hoje em dia além dos bancos físicos também existem os bancos virtuais que geralmente oferecem condições mais razoáveis tanto para a abertura da conta quanto para a manutenção e anuidade. As vantagens oferecidas podem não ser as mesmas dos bancos mais tradicionais, e, portanto, é válida uma análise caso a caso dos prós e contras de cada situação.
Para efetuar a abertura da conta, será necessário apresentar uma série de documentos ao banco, tais como:
Para que a conta e o cartão correspondente entre em funcionamento, é possível que o banco cobre um depósito inicial de algumas dezenas de reais. Esse procedimento, no entanto, varia de banco a banco.