Cidade Brasil / Como abrir una conta corrente no banco
Como abrir una conta corrente no banco

Abrir uma conta bancária é um procedimento muitas vezes indispensável para a vida contemporânea. Ao integrar a equipe de uma empresa, por exemplo, provavelmente uma conta corrente ou poupança será solicitada para que o salário possa ser efetuado via transferência.

Para além de questões salariais, a movimentação bancária também pode ser requisitada para adquirir um imóve. Isso sem contar as facilidades que os cartões de crédito e débito oferecem no dia-a-dia.

Por mais comum que pareça, a abertura de contas pode representar um mistério na vida daqueles que ainda não a realizaram. Se esse é o seu caso, acompanhe nossa matéria e solucione suas possíveis dúvidas!


CONDIÇÕES PARA A ABERTURA DE CONTAS

Primeiramente, é importante lembrar que a abertura de contas consiste em um acordo entre a instituição financeira e aquele a procura do serviço. Ela será realizada por meio de contrato feito entre o banco ou a cooperativa de crédito e o cliente.

Como acordado por ambas as partes, as regras estabelecidas para a movimentação da conta, direitos e obrigações das duas partes envolvidas deverão ser cumpridas. Em geral, cada banco terá suas regras específicas para realizar a transação. Mas em vias de regra, a abertura de uma conta corrente é livre para os maiores de 18 anos. Cidadãos que têm entre 16 e 18 anos devem ser acompanhados de um responsável legal no ato da abertura da conta, e menores de 16 anos precisam ter uma conta representada pelo seu responsável legal.

Atendidas essas condições iniciais, o primeiro passo consiste, obrigatoriamente no fornecimento de identificação completa, bem como a apresentação dos originais dos documentos solicitados. No caso de o titular da conta ser menor de idade ou pessoa incapaz, é indispensável a identificação do responsável.

Cada banco tem um procedimento de abertura de conta. Aqui estão indicações dos procedimentos-padrão em todos. Aconselhamos uma análise atenta de cada banco, seja ele físico ou virtual, para encontrar aquele que melhor atenda às suas expectativas.


INÍCIO DO PROCESSO

Na maioria dos bancos é necessário comparecer a uma agência para abrir uma conta corrente. Em alguns, no entanto, a abertura pode ser feita à distância, via aplicativo de smartphone.

Hoje em dia além dos bancos físicos também existem os bancos virtuais que geralmente oferecem condições mais razoáveis tanto para a abertura da conta quanto para a manutenção e anuidade. As vantagens oferecidas podem não ser as mesmas dos bancos mais tradicionais, e, portanto, é válida uma análise caso a caso dos prós e contras de cada situação.


DOCUMENTAÇÃO

Para efetuar a abertura da conta, será necessário apresentar uma série de documentos ao banco, tais como:


INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS AOS CONTRATOS DE ABERTURA DE CONTA


  • - Exigência ou não de saldo para manutenção da conta;

  • - as condições para fornecimento de cheques;

  • - alertas sobre obrigatoriedade de comunicação de alterações cadastrais por parte do correntista e de inclusão do seu nome no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), no caso de emissão de cheque sem fundos.


DEPÓSITO INICIAL

Para que a conta e o cartão correspondente entre em funcionamento, é possível que o banco cobre um depósito inicial de algumas dezenas de reais. Esse procedimento, no entanto, varia de banco a banco.