Cidade Brasil > Viagens > Calendário de Feriados Nacionais para 2023

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

Calendário de feriados 2023: planeje suas ferias

Com o fim do ano se aproximando, muitas pessoas já iniciam o processo de planejamento de suas ferias ou tempos de descanso para 2023. Feriados existem devido a marcos históricos e tradições, mas também servem para se obter um devido descanso do trabalho, que vai além dos fins de semana. Além disso, a depender da data do feriado, eles oferecem um tempo estendido de dias livres, que possibilitam viagens mais longas. Por essa razão, muitos já se perguntam quantos feriados teremos no ano que vem, e qual será o próximo feriado.


Pronto para planejar suas férias? Descubra nosso prático calendário de feriados 2024 e aproveite ao máximo todos os dias de descanso que existem no Brasil.


Calendário de feriados nacionais para 2023

Nacionais, estaduais e municipais

No entanto, é crucial entender a abrangência dos feriados 2023, pois alguns só atendem determinadas regiões. No Brasil, temos os feriados nacionais, que abrangem todo o país e suas regiões, mas também temos os feriados com locais específicos, que são os feriados estaduais e municipais.

Pontos facultativos

Há também feriados que são chamados de “pontos facultativos”. Isso basicamente significa que não há obrigatoriedade dos empregadores em conceder dia livre aos trabalhadores devido ao feriado em questão. Dessa forma, depende do setor e do empregador se feriados facultativos são incluídos ou não como dias de férias, por isso o termo “facultativo”. Muitas vezes os pontos facultativos são apenas datas próximas a feriados também, que podem criar feriados prolongados.

Feriados em domingos

Existem muitas datas comemorativas no Brasil que não tem uma data específica, como um número no mês e sim uma indicação de um domingo. Ou seja, determinado feriado é comemorado no segundo domingo de determinado mês, por exemplo. Assim, tais feriados nunca indicam uma folga extra, pois sempre acontecem em domingos, que já são dias livres. Esse é o caso da Páscoa, do Dia das Mães e Dia dos Pais.

Calendário de feriados 2023

No calendário abaixo, mostraremos todos os feriados e pontos facultativos em âmbito nacional para o ano de 2023. Com ele, você pode já se organizar para aproveitar da melhor forma.

Data Dia da semana Feriado Ponto facultativo
1 de janeiro domingo Ano Novo
20 de fevereiro segunda-feira Carnaval
21 de fevereiro terça-feira Carnaval
22 de fevereiro quarta-feira Quarta-feira de cinzas (até 14h)
7 de abril sexta-feira Sexta-feira Santa
9 de abril domingo Páscoa
21 de abril sexta-feira Tiradentes
10 de maio segunda-feira Dia do Trabalho
8 e 9 de junho quinta-feira e sexta-feira Corpus Christi
7 de setembro quinta-feira Independência do Brasil
12 de outubro quinta-feira Nossa Senhora Aparecida
28 de outubro sábado Dia do Servidor Público
2 de novembro quinta-feira Finados
15 de novembro quarta-feira Proclamação da República
24 de dezembro sábado Véspera de natal (após 14h)
25 de dezembro segunda-feira Natal
31 de dezembro domingo Véspera do Ano Novo 2024 (após 14h)

Feriados móveis: Páscoa, Carnaval e Corpus Christi

Muitas pessoas acreditam que o Carnaval, por exemplo, é um feriado nacional oficial, uma vez que é comumente celebrado plenamente pelos trabalhadores, na maioria dos estados e cidades do brasil, mas na verdade ainda é facultativo. Isso ocorre também por se tratar de um feriado móvel, assim como Corpus Christi. Ou seja, esses tipos de feriado não tem uma data determinada, e por isso mudam todo ano.

As datas, nesse caso, são calculadas a partir da data da Páscoa, que também é móvel, sendo celebrada sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio de primavera/outono. Assim, as datas de carnaval dependem da data da Páscoa, sendo calculada como 27 dias após essa celebração naquele ano. Corpus Christi, da mesma forma, é celebrado 60 dias após a Pascoa.

Feriados Estaduais e Municipais

Entendemos, portanto, que já ter acesso as datas do ano que vem auxilia muito no planejamento das famílias, para que possam desfrutar das celebrações da melhor forma. Por isso, além dos feriados aqui listados, recomenda-se que as pessoas chequem também os feriados fixos da sua região, ou seja, do seu estado e seu município.

Um dos benefícios de feriados locais são a maior disponibilidade de baixo custo para viagens, uma vez que podem desfrutar de dias úteis de outras regiões, que costumam oferecer estadias e passeios mais baratos.

Feriados 2023: Veja o calendário

Você também pode ler:

- Como Obter o Passaporte Brasileiro

- Calendário Nacional de Feriados do Brasil 2022

- Férias Escolares 2022