Cidade Brasil / viagens » Tipos de Visto para Entrar no Brasil

Vistos para estrangeiros entrarem no Brasil

Independente da razão de uma viagem ao Brasil, estrangeiros de diversos países devem primeiramente obter um visto que torna possível a entrada no país. Tal autorização é concedida por embaixadas e consulados brasileiros no exterior desde que de acordo com as condições das leis de imigração atuais.

É importante ressaltar, porém que mesmo com visto sua entrada não é totalmente garantida, uma vez que pode ser recusada por autoridades competentes. Vejamos quais são os principais tipos de vistos e como solicitá-los.


Tipos de visto para entrar no Brasil


Quem precisa de visto

Nem todos estrangeiros precisam de visto para entrar no Brasil. Isso irá depender do país de origem do viajante e também quanto tempo deseja permanecer no país. A política brasileira de isenção de vistos funciona em acordos bilaterais com países que também isentam brasileiros de vistos. Clique aqui para saber exatamente as condições de visto do Brasil com cada país e descobrir quem precisa de visto.


Tipos de visto

Existem diversos tipos de visto que se pode obter que variam de acordo com o objetivo da sua viagem, listados abaixo.


Visto de Visita/Turismo

O visto de turismo concede permissão de estadia de até 90 dias com validade de 5 anos para atividades como turismo, negócios, e estudo, sem intenção de permanência e sem atividade profissional remunerada.


Visto Oficial

Ele é concedido para funcionários de governos estrangeiros com validade de 90 dias em viagem oficial para representar seu país.


Visto de Cortesia

Este visto é concedido com validade de 90 dias para autoridades estrangeiras sem viagem oficial, parentes de diplomatas, esportistas em eventos gratuitos e culturais, entre outros.


Vistos Temporários

Eles são concedidos com validade de 90 dias até um ano, ou de acordo com a duração do objetivo de viagem. Entre eles, tratamento de saúde, acolhimento humanitário, investimento, reunião familiar, atividades artísticas e desportivas.


Visto Diplomático

O visto diplomático é concedido para autoridades e funcionários de governos estrangeiros com status diplomático que estejam em viagem oficial ao Brasil.


Visto de Trânsito

Ele é concedido por 10 dias para viajantes com outros destinos que necessitam entrar no Brasil para chegar no seu destino final.


Visto Permanente

O visto permanente é concedido a estrangeiros que pretendam estar definitivamente no Brasil, sendo mais frequentemente autorizados para executivos, investidores e pesquisadores (que propiciem mão-de-obra qualificada especializada, ou auxiliem no desenvolvimento) e para casados ou parentes de brasileiros.


Mercosul: É possível para cidadãos do Argentina, Bolivia, Chile, Colombia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguay obter visto brasileiro de residência temporária, que pode após 2 anos se configurar para residência por prazo indeterminado.


Como solicitar

O primeiro passo para um estrangeiro solicitar seu visto de entrada no Brasil é preencher o formulário de solicitação e imprimir o recibo gerado. É importante lembrar aqui que vistos brasileiros nunca são emitidos no país, seja em aeroportos ou fronteiras e por isso é necessário que seja obtido no país estrangeiro de origem. Apenas para casos de extensão, quando já no Brasil, é possível prorrogar o tempo de duração do visto através do Ministério da Justiça, Polícia Federal ou Ministério do Trabalho, dependendo do motivo da solicitação.

Após preenchimento do formulário online, deve-se comparecer ao consulado ou embaixada com os seguintes documentos:



Atenção: Para menores de 18 anos é também necessário a autorização de viagem de ambos os pais (ou responsáveis legais), por escrito para obter o visto.


Quanto custa obter um visto

O custo para obtenção do visto varia do local do consulado onde a solicitação é feita e também do tipo de visto. As taxas são descritas utilizando a unidade de valor Real-Ouro, cujo valor varia de acordo com a taxa de câmbio de cada país.

Por exemplo, a taxa geral para um visto de visita seria R$-ouro 80,00, enquanto para os Estados Unidos o mesmo visto seria R$-ouro 160. Dessa forma é difícil estimar um valor médio, diante de tantas variações, é preciso verificar o preço no consulado onde a solicitação será feita.



Tipos de visto para entrar no Brasil

Esperamos que essas informações sejam úteis e desejamos o melhor em suas viagens!