Visto Americano

O visto americano é necessário para que brasileiros viajem aos Estados Unidos. Ele é concedido pelas autoridades americanas a partir dos Consulados e da Embaixada Americana no Brasil. Para obtê-lo, é necessário fazer uma solicitação, pagar uma taxa e fazer uma entrevista. Quando concedido, o visto é fixado no passaporte do cidadão brasileiro, e tem validade de 10 anos.
Visto AmericanoPara viajar aos Estados Unidos por qualquer que seja o motivo, brasileiros necessitam de um visto. Em todos os casos, é recomendado que se faça a solicitação do visto com bastante antecedência da data da viagem, e que só se compre a passagem depois que o visto tiver sido emitido.

Para viajar para os Estados Unidos a turismo ou a negíocios (B1/B2), é necessário solicitar um visto de curta duração. O processo começa pelo preenchimento do documento DS-160, no site do Departamento de Estado Americano, https://ceac.state.gov/genniv/. Em seguida, é marcada uma entrevista presencial com um oficial consular, que tratará da natureza da estadia do viajante em solo americano. A entrevista ocorrerá na Embaixada Americana, em Brasília, ou em um dos Consulados, no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Recife e em Porto Alegre. Deve ser paga uma taxa de 160 dólares, e o visto tem validade de 10 anos. No entanto, o período de permanência no país autorizado ao viajante normalmente é de alguns meses, e é determinado apenas no momento da sua passagem pela alfândega, já em solo americano.

Na entrevista para obtenção do visto americano serão solicitados versões originais e cópias dos seguintes documentos:
- passaporte válido para os próximos 6 meses;
- passaporte antigo com visto.

Além dos documentos obrigatórios, todos os solicitantes de visto de não imigrante devem demonstrar ao oficial consular que têm fortes vínculos com seu país de residência e precisam demonstrar que pretendem deixar os EUA depois de sua visita temporária. Embora não haja uma lista específica de documentos a serem fornecidos ou algo que deva ser feito para demonstrar os fortes laços fora dos Estados Unidos, os solicitantes podem querer trazer vários itens como:
- carteira de trabalho;
- outros passaportes anteriores;
- outros vistos anteriores para os Estados Unidos.