Cidade Brasil > Visto > ETA Australiano: o Que é e Como Aplicar

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

A Austrália abriu suas portas novamente para o turismo em fevereiro de 2022, após um longo período fechado por conta da pandemia. Por isso, nesse momento estão ressurgindo os desejos de pessoas de visitar o país, seja para lazer ou para negócios. Vamos ver tudo o que você precisa saber para solicitar o seu visto de turismo australiano e aproveitar a sua viagem sem preocupações.

Visto de turismo australiano: como obter

Precisa de ajuda com o seu ETA? A plataforma iVisa atua como seu assistente pessoal para garantir que você obtenha seu ETA australiano de forma rápida e segura. Basta inserir seu passaporte (Brasil) e seu destino (neste caso, Austrália), e o iVisa indicará qual visto você precisa para entrar no país, juntamente com o link para solicitar.


O que é o ETA australiano?

O visto mais comum, que atende visitas por um período mais curto, de turismo ou negócios é conhecido com ETA, que significa “Eletronic Travel Authority”, que em português seria “Autoridade Eletrônica de Viagem”. Similar a outros vistos de turismo em outros países, esse tipo de visto não concede estadia prolongada no país, nem possibilidade de trabalhar, sendo apenas aplicável a viagens de curta duração.

No momento da viagem e entrada na Austrália, o passaporte do viajante deve estar também válido, uma vez que o ETA é eletronicamente conectado ao seu número de passaporte. Por isso, é importante também, para cidadãos com dupla nacionalidade, utilizarem na viajem o passaporte que foi disponibilizado no pedido do visto ETA.


Se por qualquer motivo o indivíduo teve que emitir um novo passaporte, deverá também emitir um novo ETA.


Quem precisa solicitar o ETA?

Austrália é um país que tem um sistema universal de vistos. Qualquer pessoa, de qualquer país, precisa ter um visto válido no momento de entrada. Isso significa que as crianças também necessitam dessa autorização para entrar no país, mas a solicitação pode ser feita em conjunto, mesmo que os vistos sejam depois enviados por viajante separadamente.

Quanto tempo posso ficar na Austrália como turista?

O visto ETA basicamente oferece possibilidade de múltiplas entradas no país, desde que dentro da validade da autorização, que é de um ano após a emissão. Apesar de permitir múltiplas entrada o período de estadia não pode ultrapassar 90 dias, ou seja, 3 meses, por entrada.

Como solicitar o ETA

O processo de solicitação é extremamente simples. Basta preencher o formulário online e realizar o pagamento da taxa com o seu cartão de débito ou crédito. No entanto, é muito recomendado que as informações fornecidas no formulário sejam bem verificadas para estarem plenamente de acordo com as informações do passaporte, uma vez que um erro pode resultar ne negação do visto.

A facilidade, no entanto, é que toda a inscrição para se obter o visto pode ser realizada de forma online. Mas se por algum motivo não conseguir realizar online, como o seu país não estar disponível no momento, deve-se procurar uma embaixada e checar as possibilidades.

Com o visto aprovado, o documento é enviado para o solicitante através do e-mail por ele fornecido.


O visto não poderá ser solicitado na Austrália, uma vez que ele é necessário para adentrar o país, e deve ser obtido previamente a viagem.


Quais documentos são necessários para solicitar um visto australiano?

A primeira questão para se ter em mente é a necessidade de um passaporte válido antes de fazer a solicitação. Ele também deve estar em bom estado e com páginas vazias para o carimbo de entrada na Austrália.

Além disso, é exigido um cartão de crédito ou débito para pagamento de taxa e um e-mail válido para receber o documento, uma vez que não se trata de um carimbo no seu passaporte, mas um documento digital conectado ao passaporte.


Talvez também lhe interesse ler nossos artigos sobre como solicitar o visto de turismo para a Índia e para o Egito.


Taxas e prazos

Para a emissão do ETA o governo australiano cobra uma taxa padrão de 20 dólares. No entanto, existe ainda uma taxa extra que depende da urgência do pedido.

Para pedidos em tempo padrão que é de 24 horas o valor é de 55 dólares. Mas já para pedidos urgentes de 4 horas o valor sobe para 85 dólares, e para muito urgente de 1 hora, chega-se ao valor de 120 dólares.

Para mais informações, sugerimos-lhe que visite o website do Departamento de Assuntos Internos da Austrália.

ETA australiano: o que é e como aplicar

Também pode ler:

- Viajar e Trabalhar na Austrália

- Calendário de Feriados 2024: Organize Suas Pausas