Averbação do imóvel

A averbação do imóvel é um procedimento que registra na matrícula do imóvel (que serve como a sua certidão de nascimento) todas as alterações já realizadas nele. Manter o registro do imóvel em dia é imprescindível, pois é impossível vender um imóvel sem averbações atualizadas.

Alguns dos casos em que é necessário fazer uma averbação na matrícula do imóvel: construção ou destruição de cômodos, ou alterações nos mesmos; alterações no estado civil dos proprietários, como casamento, divórcio e óbito; baixa do financiamento ou cancelamento de uma hipoteca; e, é claro, transferência de proprietário.

Como fazer averbaçäo do imóvel da maneira rápida, prática e segura

Averbação do imóvel

Enquanto que é possível fazer o pedido de averbação do imóvel indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso: em parceria com o site Cartório no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da averbação do seu imóvel em qualquer cartório do Brasil. Você não precisa ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Nosso serviço é feito com agilidade, oferecemos assistência por email e por telefone e ambiente 100% seguro. Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.

Como fazer averbaçäo do imóvel da maneria convencional

A averbação do imóvel é feita no mesmo Cartório de registro de imóveis onde foi feita a matrícula do imóvel, isto é, onde ele foi registrado pela primeira vez.

Cada tipo de averbação demanda documentos específicos. No caso do casamento, por exemplo, é necessário apresentar a certidão de casamento. Para saber quais documentos providenciar, o mais indicado é comparecer ao cartório de registro de imóveis o quanto antes.

O custo para o procedimento de averbação varia. Em averbações sem valor declarado - o caso de alterações no estado civil do proprietário, por exemplo -, o procedimento custa um valor fixo, que pode ser consultado no cartório de registro de imóveis. Em averbações com valor declarado - o caso de modificações estruturais no imóvel -, o custo do procedimento é calculado com base no valor do imóvel. Tanto nas averbações com e sem valor declarado, os custos podem variar de cidade para cidade.

Entregando toda a documentação de forma correta, e não havendo imprevistos no processo, a média de tempo até que uma averbação fique pronta é de 30 dias.