Comum para estrangeiros que residem há muitos anos e estão integrados a cultura do Brasil, a naturalização brasileira basicamente funciona como uma forma voluntária de se adquirir a nacionalidade brasileira. A partir da naturalização o cidadão passa a ser contemplados pelas mesmas regras e benefícios que cidadãos brasileiros natos (salvos a algumas poucas exceções, como acesso ao cargo de Presidente da República).
Dessa forma, para quem reside há muitos anos no país, e pretende permanecer é uma grande vantagem a naturalização, inclusive para não ter que renovar seu visto de residência continuamente como estrangeiro. É importante ressaltar também que existem alguns benefícios que brasileiros desfrutam que podem fazer a naturalização se tonar ainda mais interessante para o cidadão estrangeiro. Por exemplo, o fato de que com o passaporte brasileiro as pessoas podem viajar para mais de 146 países por certo período sem necessidade de visto, inclusive para muitos da Europa.
O Brasil é um país que permite dupla-cidadania, o que também acaba sendo mais confortável visto que para obter a naturalização não é necessário abrir mão de sua própria cidadania.
Para ser um candidato apto a naturalização é preciso preencher alguns requisitos. No geral deve:
Há porém alguns casos em que o mínimo de residência de 4 anos pode ser reduzido para 1 ano apenas. Isso ocorre quando o cidadão tem um filho brasileiro, seja nato ou naturalizado, ou tem um cônjuge/companheiro brasileiro.
O tempo mínimo de residência de 4 anos também pode ser reduzido para 2 anos no caso de ter sido prestado algum serviço relevante ao pais pelo cidadão, ou haver uma recomendação para tal por sua capacidade profissional, cientifica ou artística.
Observação: Para países de lingua portuguesa há um artigo da constituição brasileira que permite a naturalização com apenas 1 ano de permanência ininterrupta acompanhado de idoneidade moral.
O procedimento para solicitação e obtenção da naturalização é realizado através de 4 etapas:
O serviço de obtenção de naturalização brasileira é totalmente gratuito ao cidadão, e para a maioria dos casos se resolve dentro do prazo de 180 dias, podendo ser prorrogado em casos específicos onde mais documentos são solicitados, por exemplo. Para informações mais detalhadas acesse o site do governo.
Este procedimento administrativo em outros países: