Cidade Brasil > Estado de São Paulo > Município Sumaré > > Como Solicitar a Certidão de Casamento em Sumaré

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

Como obter a Certidão de Casamento em Sumaré

A Certidão de Casamento é um documento realizado no Cartório de Registro Civil uma vez que o casamento tenha sido realizado. Este certificado serve como prova do novo status de casado. Tal registro também garante a igualdade de direitos e deveres do casal.

Como Obter a Certidão de Casamento Brasileira

O que é a Certidão de Casamento

A Certidão de Casamento é un documento emitido após a celebração do casamento. Ela serve como prova de seu status de casado, e contém informações importantes sobre a união, tais como os dados pessoais do casal e das testemunhas, o local e a data da cerimônia, entre outras informações relevantes.

PRECISA DE AJUDA?

Enquanto que é possível obter a certidão de casamento indo a um cartório, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso. Em parceria com o site Documento no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de casamento em qualquer cartório do Brasil.

Você não precisa ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Nosso serviço é feito com agilidade. Oferecemos assistência por email e por telefone. Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.

QUEM PODE SE CASAR?

Para se casar no Brasil, você precisa ser:

  • • Maior de 18 anos (independentemente do gênero);
  • • Solteiro ou viúvo.

As pessoas entre 16 e 18 anos podem se casar mas precisam do consentimento dos pais. Portanto eles devem ir ao cartório para assinar Termo de Consentimento. Os menores de 16 anos só podem casar mediante autorização judicial.

Onde solicitar a certidão de casamento

Este documento deve ser obtido em um Cartório de Registro Civil, podendo a celebração ser feita lá ou em outro local, caso seja do desejo das partes envolvidas, e consentido pela autoridade que vai realizar a cerimônia.


Aqui em Sumaré, é possível emitir a Certidão de Casamento no(s) seguinte(s) cartório(s):
NomeOfÍcio de registro civil das pessoas naturais e interdiÇÕes e tutelas
EndereçoRua XVI de Dezembro, 208
13170018 Sumaré
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 12h.
ContactoTelefone : 3828-1739
Fax : 3828-1739
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas
NomeOfÍcio de registro civil e tabelionato de notas - nova veneza
EndereçoAv. Brasil, 201
13177050 Sumaré
HorárioDe 2ªa 6ª feira, das 9h às 17h.
ContactoTelefone : 3864-2221
Fax : 3864-2221
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas
NomeOfÍcio de registro de imÓveis e anexos
EndereçoRua José Maria Miranda, 1184
13170234 Sumaré
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h.
ContactoTelefone : 3883-9191
Fax : 3883-9197
AtributosNotas, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas
Nome1º tabelionato de notas e protesto de letras e tÍtulos
EndereçoPç. Manoel de Vasconcelos, 426
13170025 Sumaré
HorárioDe 2ª a 6ª feira das 9h às 16h.
ContactoTelefone : 3873-2809
Fax : 3873-2809
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNotas, Protesto de Títulos

Como iniciar o Processo de Casamento em Sumaré por conta própria

Para iniciar o processo, o casal deve dirigir-se a um cartório, com três meses de antecedência da celebração. Será necessário fazer isso junto com duas testemunhas, sejam elas parentes ou não, e apresentar os seguintes documentos:

Custo e validade da certidão de casamento

Aqui em Sumaré, o processo envolve taxas de serviço, que podem ser anuladas em casos de pobreza comprovada. A Certidão de Casamento só será emitida, oficializando a união, se for comprovado que ambas as partes não estão casadas.

A certidão de casamento possui preços variados determinados pelo Tribunal de Justiça de cada estado, podendo sofrer alterações anuais. Você pode descobrir quanto custará a certidão no cartório de seu estado clicando no link a seguir.

Atualmente o documento não tem prazo de validade. Entanto, em algumas situações pode-se solicitar pela certidão de casamento atualizada, que é expedida com todos os mesmos dados do registro cartorial. Ela serve como garantia de que os dados ali mencionados procedem, sendo isto uma garantia principalmente para negociações de imóveis ou outros bens materiais.

Painel de Sumaré