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PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

Como Obter a Certidão de Óbito em Abaeté

Quando você perde um ente querido, é essencial declarar o óbito e tirar uma certidão de óbito para poder, por exemplo, receber uma pensão por morte. Neste artigo, nós lhe diremos como obter uma certidão de óbito para que você possa cumprir as formalidades.

Como solicitar a certidão de obito

O que é a Certidão de Óbito?

A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.

Qual é a diferença com o atestado de óbito?

Há uma diferença entre a Certidão de Óbito e o Atestado ou Declaração de Óbito. O Atestado de Óbito é um documento emitido pelo médico, que declara a morte do indivíduo, assim como data, hora, local e causa. Enquanto o certificado de Óbito é emitido no Cartório de Registro Civil.

PRECISA DE AJUDA? Obtenha a certidão de maneira rápida, prática e segura

Enquanto que é possível obter a certidão de óbito indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos que explicaremos a seguir, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso.

Em parceria com o site Documento no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de óbitob> em qualquer cartório do Brasil. Você não precisa ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.

Como obter a certidão de óbito em Abaeté por conta própria

Enquanto que o Atestado de Óbito prova a morte do indivíduo, ele não é suficiente. A Certidão de Óbito pode ser feita a partir do relato de duas testemunhas, em cartório, que atestem a morte do indivíduo. Ou a partir do aval do IML (Instituto Médico Legal), que age em casos em que a natureza da morte tem suspeitas criminais.

Que Documentação Devo Apresentar?

Para obter a Certidão de Óbito é necessário levar ao cartório os seguintes documentos do falecido:


Aqui em Abaeté, é possível emitir a Certidão de Óbito no(s) seguinte(s) cartório(s):
NomeOfÍcio de registro civil das pessoas naturais e de interdiÇÕes e tutelas
EndereçoPç. Amador Álvares, 444 - Sala 101
35620000 Abaeté
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 13h às 18h.
ContactoTelefone : 3541-3485
Fax : 3541-3485
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas
Nome1º tabelionato de notas
EndereçoPç. Dr. Canuto, 669
35620000 Abaeté
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
ContactoTelefone : 3541-3435
Fax : 3541-3435
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNotas
Nome2º tabelionato de notas
EndereçoRua Jader Moura, 305-A
35620000 Abaeté
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8 às 11h e das 13h às 17h.
ContactoTelefone : 3541-1610
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNotas
NomeTabelionato de protesto de tÍtulos
EndereçoPç. Dr. Amador Álvares, 444 - Sala 208
35620000 Abaeté
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 13h às 18h.
ContactoTelefone : 3541-4684
Fax : 3541-4684
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosProtesto de Títulos
NomeOfÍcio de registro de imÓveis
EndereçoRua Jader Moura, 305
35620000 Abaeté
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
ContactoTelefone : 3541-2196
Fax : 3541-2196
AtributosRegistro de Imóveis
NomeOfÍcio de registro de tÍtulos e documentos e civil de pessoas jurÍdicas
EndereçoRua Frei Orlando, 255 - sala 305
35620000 Abaeté
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
ContactoTelefone : 3541-1513
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosRegistro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas

Validade e Custo

Os certidões de óbito e de nascimento não tem prazo de validade. Além disso, até 15 dias após o falecimento, a certidão de óbito é gratuita. No entanto, passado esse prazo, apenas um mandato judicial poderá recorrer em busca do documento, que deverá ser expedido por um advogado.

Entretanto, se uma nova cópia for necessária, a segunda via do registro tem um custo definido pelo Tribunal de Justiça de cada estado. Se você quiser saber o custo exato, pode fazê-lo seguindo este link.

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