Cidade Brasil > Estado de Pará > Município Afuá > > Como Solicitar a Certidão de Óbito em Afuá

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

Como Obter a Certidão de Óbito em Afuá

Quando você perde um ente querido, é essencial declarar o óbito e tirar uma certidão de óbito para poder, por exemplo, receber uma pensão por morte. Neste artigo, nós lhe diremos como obter uma certidão de óbito para que você possa cumprir as formalidades.

Como solicitar a certidão de obito

O que é a Certidão de Óbito?

A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.

Qual é a diferença com o atestado de óbito?

Há uma diferença entre a Certidão de Óbito e o Atestado ou Declaração de Óbito. O Atestado de Óbito é um documento emitido pelo médico, que declara a morte do indivíduo, assim como data, hora, local e causa. Enquanto o certificado de Óbito é emitido no Cartório de Registro Civil.

PRECISA DE AJUDA? Obtenha a certidão de maneira rápida, prática e segura

Enquanto que é possível obter a certidão de óbito indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos que explicaremos a seguir, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso.

Em parceria com o site Documento no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de óbitob> em qualquer cartório do Brasil. Você não precisa ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.

Como obter a certidão de óbito em Afuá por conta própria

Enquanto que o Atestado de Óbito prova a morte do indivíduo, ele não é suficiente. A Certidão de Óbito pode ser feita a partir do relato de duas testemunhas, em cartório, que atestem a morte do indivíduo. Ou a partir do aval do IML (Instituto Médico Legal), que age em casos em que a natureza da morte tem suspeitas criminais.

Que Documentação Devo Apresentar?

Para obter a Certidão de Óbito é necessário levar ao cartório os seguintes documentos do falecido:


Aqui em Afuá, é possível emitir a Certidão de Óbito no(s) seguinte(s) cartório(s):
NomeOfÍcio de registros pÚblicos e tabelionato de notas
EndereçoRua Barão do Rio Branco, 171-A
68890000 Afuá
HorárioDe 2ª 6ª feira, das 8h às 12h.
ContactoTelefone : 3689-1192
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas, Protesto de Títulos, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos
NomeOfÍcio de registro civil das pessoas naturais - baixo charapucÚ
EndereçoVila Bela Vista do Jupaty
68890000 Afuá
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h às 16h.
ContactoTelefone : 9145-1549
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos
NomeOfÍcio do registro civil das pessoas naturais - santa jÚlia do jurupary
EndereçoRio Serraria Pequena
68890000 Afuá
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h às 16h.
ContactoTelefone : 3222-7089
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos
NomeOfÍcio de registro civil das pessoas naturais - rio baiano
EndereçoRio Baiano, s/n
68890000 Afuá
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h às 14h.
ContactoTelefone : 9137-2218
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos
NomeOfÍcio de registro civil das pessoas naturais - baturitÉ
EndereçoIlha dos Bodes
68890000 Afuá
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 7h às 17h.
ContactoTelefone : 4400-7222
AtributosNascimentos, Óbitos

Validade e Custo

Os certidões de óbito e de nascimento não tem prazo de validade. Além disso, até 15 dias após o falecimento, a certidão de óbito é gratuita. No entanto, passado esse prazo, apenas um mandato judicial poderá recorrer em busca do documento, que deverá ser expedido por um advogado.

Entretanto, se uma nova cópia for necessária, a segunda via do registro tem um custo definido pelo Tribunal de Justiça de cada estado. Se você quiser saber o custo exato, pode fazê-lo seguindo este link.

Painel de Afuá