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PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

Como Obter a Certidão de Óbito em Canoinhas

Quando você perde um ente querido, é essencial declarar o óbito e tirar uma certidão de óbito para poder, por exemplo, receber uma pensão por morte. Neste artigo, nós lhe diremos como obter uma certidão de óbito para que você possa cumprir as formalidades.

Como solicitar a certidão de obito

O que é a Certidão de Óbito?

A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.

Qual é a diferença com o atestado de óbito?

Há uma diferença entre a Certidão de Óbito e o Atestado ou Declaração de Óbito. O Atestado de Óbito é um documento emitido pelo médico, que declara a morte do indivíduo, assim como data, hora, local e causa. Enquanto o certificado de Óbito é emitido no Cartório de Registro Civil.

PRECISA DE AJUDA? Obtenha a certidão de maneira rápida, prática e segura

Enquanto que é possível obter a certidão de óbito indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos que explicaremos a seguir, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso.

Em parceria com o site Documento no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de óbitob> em qualquer cartório do Brasil. Você não precisa ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.

Como obter a certidão de óbito em Canoinhas por conta própria

Enquanto que o Atestado de Óbito prova a morte do indivíduo, ele não é suficiente. A Certidão de Óbito pode ser feita a partir do relato de duas testemunhas, em cartório, que atestem a morte do indivíduo. Ou a partir do aval do IML (Instituto Médico Legal), que age em casos em que a natureza da morte tem suspeitas criminais.

Que Documentação Devo Apresentar?

Para obter a Certidão de Óbito é necessário levar ao cartório os seguintes documentos do falecido:


Aqui em Canoinhas, é possível emitir a Certidão de Óbito no(s) seguinte(s) cartório(s):
NomeOfÍcio de registro civil das pessoas naturais, tÍtulos e documentos e pessoas jurÍdicas
EndereçoRua Doze de Setembro, 155
89460000 Canoinhas
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
ContactoTelefone : 3622-3970
Fax : 3622-3970
Endereço electrónico : [email protected] / [email protected]
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas
Nome1º tabelionato de notas e de protesto de tÍtulos
EndereçoRua Vidal Ramos, 655 - sala 109 - Ed. Annemaria
89460000 Canoinhas
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
ContactoTelefone : 3622-6185
Fax : 3622-4306
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNotas, Protesto de Títulos
Nome2º tabelionato de notas e protesto de tÍtulos
EndereçoRua Getúlio Vargas, 527 cx. Postal, 164
89460000 Canoinhas
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
ContactoTelefone : 3622-4057
Fax : 3622-4057
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNotas, Protesto de Títulos
NomeOfÍcio do registro de imÓveis
EndereçoRua Rolando Lourenço Malucelli, 55
89460000 Canoinhas
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.
ContactoTelefone : 3622-4047
Fax : 3622-4047
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosRegistro de Imóveis
NomeOfÍcio do registro civil e tabelionato de notas - felipe schimidt
EndereçoFelipe Schimidt
89473000 Canoinhas
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
ContactoTelefone : 3692-8001
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

Validade e Custo

Os certidões de óbito e de nascimento não tem prazo de validade. Além disso, até 15 dias após o falecimento, a certidão de óbito é gratuita. No entanto, passado esse prazo, apenas um mandato judicial poderá recorrer em busca do documento, que deverá ser expedido por um advogado.

Entretanto, se uma nova cópia for necessária, a segunda via do registro tem um custo definido pelo Tribunal de Justiça de cada estado. Se você quiser saber o custo exato, pode fazê-lo seguindo este link.

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