Cidade Brasil / Estado de Mato Grosso / Município de Diamantino » Certidão de Óbito

Certidão de Óbito

A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.

Obter a Certidão de Óbito em Diamantino

Enquanto que é possível obter a certidão de óbito indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso: em parceria com o site Cartório no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de óbito em qualquer cartório do Brasil. Você não precisa ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Nosso serviço é feito com agilidade, oferecemos assistência por email e por telefone e ambiente 100% seguro. Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.

Como obter a certidão de óbito em Diamantino

Certidão de Óbito Há uma diferença entre a Certidão de Óbito e o Atestado ou Declaração de Óbito. O Atestado de Óbito é um documento emitido pelo médico, que declara a morte do indivíduo, assim como data, hora, local e causa. A Certidão de Óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil próximo ao local do falecimento, referenciado para uma série de processos a serem iniciados após o ocorrido, como inventário, pedido de pensão, autorização para que o viúvo ou viúva possa se casar novamente, entre outros. Enquanto que o Atestado de Óbito prova a morte do indivíduo, ele não é suficiente para a abertura dos processos já mencionados, e nem é essencial para que se emita a Certidão de Óbito, que pode ser feita a partir do relato de duas testemunhas, em cartório, que atestem a morte do indivíduo, ou a partir do aval do IML (Instituto Médico Legal), que age em casos em que a natureza da morte tem suspeitas criminais.

O registro do óbito deve ser feito no cartório assim que possível, em um prazo de 24 horas. Caso não seja possível, deve ser feito em até 15 dias, visto que depois desse período a Certidão de Óbito só poderá ser emitida a partir de uma autorização judicial.
A emissão da Certidão de Óbito aqui em Diamantino é gratuita.

Para obter a Certidão de Óbito, é necessário levar ao cartório os seguintes documentos do falecido:
- Atestado de Óbito (salvo nos casos acima mencionados);
- documento de identidade com foto;
- CPF;
- Certidão de Nascimento, caso solteiro;
- Certidão de Casamento, caso casado;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- número de inscrição no PIS/PASEP;
- cartão do INSS.
Aqui em Diamantino, é possível emitir a Certidão de Óbito no(s) seguinte(s) cartório(s):
Nome1º ofÍcio de registro de imÓveis e tÍtulos e documentos
EndereçoRua Sebastião M. Régis, s/n
78400000 Diamantino
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 12h às 18h
ContactoTelefone : 3336-1526
Fax : 3336-2461
Endereço electrónico : 1oficiodiamantino@gmail.com
AtributosRegistro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos
Nome2º ofÍcio de registro civil, pessoas jurÍdicas, tabelionato de notas e protestos
EndereçoAv. Des. Joaquim Pereira Ferreira Mendes, s/n
78400000 Diamantino
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 12h às 18h.
ContactoTelefone : 3336-1472
Fax : 3336-1472
Endereço electrónico : cartoriocapistrano@gmail.com
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Notas, Protesto de Títulos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas
Painel de Diamantino