Quando você perde um ente querido, é essencial declarar o óbito e tirar uma certidão de óbito para poder, por exemplo, receber uma pensão por morte. Neste artigo, nós lhe diremos como obter uma certidão de óbito para que você possa cumprir as formalidades.
A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.
Há uma diferença entre a Certidão de Óbito e o Atestado ou Declaração de Óbito. O Atestado de Óbito é um documento emitido pelo médico, que declara a morte do indivíduo, assim como data, hora, local e causa. Enquanto o certificado de Óbito é emitido no Cartório de Registro Civil.
Enquanto que é possível obter a certidão de óbito indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos que explicaremos a seguir, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso.
Em parceria com o site Documento no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de óbitob> em qualquer cartório do Brasil. Você não precisa ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.
Enquanto que o Atestado de Óbito prova a morte do indivíduo, ele não é suficiente. A Certidão de Óbito pode ser feita a partir do relato de duas testemunhas, em cartório, que atestem a morte do indivíduo. Ou a partir do aval do IML (Instituto Médico Legal), que age em casos em que a natureza da morte tem suspeitas criminais.
Para obter a Certidão de Óbito é necessário levar ao cartório os seguintes documentos do falecido:
Nome | OfÍcio de registro civil das pessoas naturais - 1ª zona |
Endereço | Rua Ari Barroso, 200 - Sala 01 55290000 Garanhuns |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. |
Contacto | Telefone : 3761-1921 |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos |
Nome | OfÍcio de registro civil das pessoas naturais - 2ª zona |
Endereço | Rua 13 de Maio, 58 55295040 Garanhuns |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h. |
Contacto | Telefone : 3761-4522 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos |
Nome | 1º ofÍcio de registro de imÓveis |
Endereço | Rua Ary Barroso, 206 55290000 Garanhuns |
Contacto | Telefone : 3761-0424 |
Atributos | Protesto de Títulos, Registro de Imóveis |
Nome | 2º tabelionato de notas e protestos |
Endereço | Rua Dantas Barreto, 37 55295080 Garanhuns |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. |
Contacto | Telefone : 3761-1577 Fax : 3761-7587 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Notas, Protesto de Títulos |
Nome | 3º tabelionato de notas |
Endereço | Rua 13 de Maio, 34 55295040 Garanhuns |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. |
Contacto | Telefone : 3761-0631 Fax : 3762-0631 |
Atributos | Notas |
Nome | OfÍcio de registro civil das pessoas naturais e tabelionato de notas - iratama |
Endereço | Rua Gabriel Pereira de Souza, s/n 55304000 Garanhuns |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h. |
Contacto | Telefone : 3761-2229 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas |
Nome | OfÍcio de registro civil e tabelionato de notas - miracica |
Endereço | Rua Barão do Rio Branco, 55 55303000 Garanhuns |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h |
Contacto | Telefone : 9124-2148 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas |
Nome | OfÍcio de registro civil das pessoas naturais - sÃo pedro |
Endereço | Pç. São Pedro, 147 55302000 Garanhuns |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h. |
Contacto | Telefone : 3778-1287 |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos |
Os certidões de óbito e de nascimento não tem prazo de validade. Além disso, até 15 dias após o falecimento, a certidão de óbito é gratuita. No entanto, passado esse prazo, apenas um mandato judicial poderá recorrer em busca do documento, que deverá ser expedido por um advogado.
Entretanto, se uma nova cópia for necessária, a segunda via do registro tem um custo definido pelo Tribunal de Justiça de cada estado. Se você quiser saber o custo exato, pode fazê-lo seguindo este link.