Cidade Brasil / Estado de Santa Catarina / Município de Imaruí » Certidão de Óbito

Certidão de Óbito

A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.

Obter a Certidão de Óbito em Imaruí

Enquanto que é possível obter a certidão de óbito indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso: em parceria com o site Cartório no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de óbito em qualquer cartório do Brasil. Você não precisa ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Nosso serviço é feito com agilidade, oferecemos assistência por email e por telefone e ambiente 100% seguro. Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.

Como obter a certidão de óbito em Imaruí

Certidão de Óbito Há uma diferença entre a Certidão de Óbito e o Atestado ou Declaração de Óbito. O Atestado de Óbito é um documento emitido pelo médico, que declara a morte do indivíduo, assim como data, hora, local e causa. A Certidão de Óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil próximo ao local do falecimento, referenciado para uma série de processos a serem iniciados após o ocorrido, como inventário, pedido de pensão, autorização para que o viúvo ou viúva possa se casar novamente, entre outros. Enquanto que o Atestado de Óbito prova a morte do indivíduo, ele não é suficiente para a abertura dos processos já mencionados, e nem é essencial para que se emita a Certidão de Óbito, que pode ser feita a partir do relato de duas testemunhas, em cartório, que atestem a morte do indivíduo, ou a partir do aval do IML (Instituto Médico Legal), que age em casos em que a natureza da morte tem suspeitas criminais.

O registro do óbito deve ser feito no cartório assim que possível, em um prazo de 24 horas. Caso não seja possível, deve ser feito em até 15 dias, visto que depois desse período a Certidão de Óbito só poderá ser emitida a partir de uma autorização judicial.
A emissão da Certidão de Óbito aqui em Imaruí é gratuita.

Para obter a Certidão de Óbito, é necessário levar ao cartório os seguintes documentos do falecido:
- Atestado de Óbito (salvo nos casos acima mencionados);
- documento de identidade com foto;
- CPF;
- Certidão de Nascimento, caso solteiro;
- Certidão de Casamento, caso casado;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- número de inscrição no PIS/PASEP;
- cartão do INSS.
Aqui em Imaruí, é possível emitir a Certidão de Óbito no(s) seguinte(s) cartório(s):
NomeOfÍcio do registro civil, tÍtulos documentos de pessoas juridicas.
EndereçoRua Antônio Bittencourt Capanema, 935
88770000 Imaruí
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
ContactoTelefone : 3643-0372
Fax : 3643-0372
Endereço electrónico : cartorioimarui@hotmail.com
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas
NomeOfÍcio de registro de imÓveis
EndereçoRua José Inácio da Rocha, 109
88770000 Imaruí
HorárioDE 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h.
ContactoTelefone : 3643-0075
Fax : 3643-0075
Endereço electrónico : cartorioimarui@terra.com.br
AtributosRegistro de Imóveis
NomeOfÍcio do registro civil e tabelionato
EndereçoEstrada Geral Forquilhas - Rio D´Una
88770000 Imaruí
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às18h.
ContactoTelefone : 8825-4970
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas
NomeTabelionato de notas e titulos
EndereçoRua Capitão Jerônimo Luiz Bittencourt, 218
88770000 Imaruí
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
ContactoTelefone : 3643-0859
Fax : 3643-0859
Endereço electrónico : cartorioimarui@yahoo.com.br
AtributosNotas, Protesto de Títulos
Painel de Imaruí