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PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

Como Obter a Certidão de Óbito em Itamonte

Quando você perde um ente querido, é essencial declarar o óbito e tirar uma certidão de óbito para poder, por exemplo, receber uma pensão por morte. Neste artigo, nós lhe diremos como obter uma certidão de óbito para que você possa cumprir as formalidades.

Como solicitar a certidão de obito

O que é a Certidão de Óbito?

A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.

Qual é a diferença com o atestado de óbito?

Há uma diferença entre a Certidão de Óbito e o Atestado ou Declaração de Óbito. O Atestado de Óbito é um documento emitido pelo médico, que declara a morte do indivíduo, assim como data, hora, local e causa. Enquanto o certificado de Óbito é emitido no Cartório de Registro Civil.

PRECISA DE AJUDA? Obtenha a certidão de maneira rápida, prática e segura

Enquanto que é possível obter a certidão de óbito indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos que explicaremos a seguir, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso.

Em parceria com o site Documento no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de óbitob> em qualquer cartório do Brasil. Você não precisa ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.

Como obter a certidão de óbito em Itamonte por conta própria

Enquanto que o Atestado de Óbito prova a morte do indivíduo, ele não é suficiente. A Certidão de Óbito pode ser feita a partir do relato de duas testemunhas, em cartório, que atestem a morte do indivíduo. Ou a partir do aval do IML (Instituto Médico Legal), que age em casos em que a natureza da morte tem suspeitas criminais.

Que Documentação Devo Apresentar?

Para obter a Certidão de Óbito é necessário levar ao cartório os seguintes documentos do falecido:


Aqui em Itamonte, é possível emitir a Certidão de Óbito no(s) seguinte(s) cartório(s):
NomeOfÍcio de registro civil das pessoas naturais
EndereçoRodovia BR 354, 438
37466000 Itamonte
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h. Plantão, das 8h às 12h.
ContactoTelefone : 3363-1249
Fax : 3363-1249
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas
Nome1º tabelionato de notas
EndereçoRua Governador Valadares, 122
37466000 Itamonte
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 18h.
ContactoTelefone : 3363-2451
Fax : 3363-2451
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNotas
Nome2º tabelionato de notas
EndereçoRua Presidente Vargas, 62
37466000 Itamonte
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h.
ContactoTelefone : 3363-1284
Fax : 3363-1284
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNotas
NomeOfÍcio do registro de tÍtulos e documentos e civil de pessoas jurÍdicas
EndereçoRua Presidente Vargas, 190-A
37466000 Itamonte
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 12h30 às 17h.
ContactoTelefone : 3363-1725
Fax : 3363-1530
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosRegistro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas
NomeOfÍcio do registro de imÓveis
EndereçoRua Governador Valadares, 19
37466000 Itamonte
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 18h.
ContactoTelefone : 3363-1706
Fax : 3363-1706
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosRegistro de Imóveis
NomeTabelionato de protestos de tÍtulos
EndereçoRua Presidente Vargas, 190-A
37466000 Itamonte
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 12h às 17h.
ContactoTelefone : 3363-1725
Fax : 3363-1530
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosProtesto de Títulos

Validade e Custo

Os certidões de óbito e de nascimento não tem prazo de validade. Além disso, até 15 dias após o falecimento, a certidão de óbito é gratuita. No entanto, passado esse prazo, apenas um mandato judicial poderá recorrer em busca do documento, que deverá ser expedido por um advogado.

Entretanto, se uma nova cópia for necessária, a segunda via do registro tem um custo definido pelo Tribunal de Justiça de cada estado. Se você quiser saber o custo exato, pode fazê-lo seguindo este link.

Painel de Itamonte