Cidade Brasil > Estado de São Paulo > Município Itanhaém > > Como Solicitar a Certidão de Óbito em Itanhaém

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

Como Obter a Certidão de Óbito em Itanhaém

Quando você perde um ente querido, é essencial declarar o óbito e tirar uma certidão de óbito para poder, por exemplo, receber uma pensão por morte. Neste artigo, nós lhe diremos como obter uma certidão de óbito para que você possa cumprir as formalidades.

Como solicitar a certidão de obito

O que é a Certidão de Óbito?

A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.

Qual é a diferença com o atestado de óbito?

Há uma diferença entre a Certidão de Óbito e o Atestado ou Declaração de Óbito. O Atestado de Óbito é um documento emitido pelo médico, que declara a morte do indivíduo, assim como data, hora, local e causa. Enquanto o certificado de Óbito é emitido no Cartório de Registro Civil.

PRECISA DE AJUDA? Obtenha a certidão de maneira rápida, prática e segura

Enquanto que é possível obter a certidão de óbito indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos que explicaremos a seguir, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso.

Em parceria com o site Documento no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de óbitob> em qualquer cartório do Brasil. Você não precisa ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.

Como obter a certidão de óbito em Itanhaém por conta própria

Enquanto que o Atestado de Óbito prova a morte do indivíduo, ele não é suficiente. A Certidão de Óbito pode ser feita a partir do relato de duas testemunhas, em cartório, que atestem a morte do indivíduo. Ou a partir do aval do IML (Instituto Médico Legal), que age em casos em que a natureza da morte tem suspeitas criminais.

Que Documentação Devo Apresentar?

Para obter a Certidão de Óbito é necessário levar ao cartório os seguintes documentos do falecido:


Aqui em Itanhaém, é possível emitir a Certidão de Óbito no(s) seguinte(s) cartório(s):
NomeOficÍo de registro civil das pessoas naturais e de interdiÇÕes e tutelas
EndereçoAv. Rui Barbosa, 730
11740000 Itanhaém
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h. Sábado, das 9h às 12h.
ContactoTelefone : 3426-5498
Fax : 3426-5498
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Outras
NomeOfÍcio de registro de imÓveis e anexos
EndereçoAv. Pedro de Toledo, 135
11740000 Itanhaém
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.
ContactoTelefone : 3426-3188
Fax : 3426-3188
Endereço electrónico : [email protected]
Sítio Web : www.crita.com.br
AtributosRegistro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas
Nome1º tabelionato de notas e protesto de letras e tÍtulos
EndereçoAv. Rui Barbosa, 308
11740000 Itanhaém
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.
ContactoTelefone : 3422-1138
Fax : 3422-2152
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNotas, Protesto de Títulos

Validade e Custo

Os certidões de óbito e de nascimento não tem prazo de validade. Além disso, até 15 dias após o falecimento, a certidão de óbito é gratuita. No entanto, passado esse prazo, apenas um mandato judicial poderá recorrer em busca do documento, que deverá ser expedido por um advogado.

Entretanto, se uma nova cópia for necessária, a segunda via do registro tem um custo definido pelo Tribunal de Justiça de cada estado. Se você quiser saber o custo exato, pode fazê-lo seguindo este link.

Painel de Itanhaém