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PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

O que é a Certidão de Óbito?

A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.

PRECISA DE AJUDA?

Enquanto que é possível obter a certidão de óbito indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos que explicaremos a seguir, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso.

Em parceria com o site Documento no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de óbito em qualquer cartório do Brasil.

Você não precisa ir ao cartório, pode pagar on-line ou por boleto bancario e receberá o seu documento na porta da sua casa.

Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.



Como obter a certidão de óbito em Monte Carmelo por conta própria

Quando você perde um ente querido, é essencial declarar o óbito e tirar uma certidão de óbito para poder, por exemplo, receber uma pensão por morte. Neste artigo, nós lhe diremos como obter uma certidão de óbito para que você possa cumprir as formalidades.

Qual é a diferença com o atestado de óbito?

Há uma diferença entre a Certidão de Óbito e o Atestado ou Declaração de Óbito. O Atestado de Óbito é um documento emitido pelo médico, que declara a morte do indivíduo, assim como data, hora, local e causa. Enquanto o certificado de Óbito é emitido no Cartório de Registro Civil.

Como solicitar a Certidão de Óbito

Enquanto que o Atestado de Óbito prova a morte do indivíduo, ele não é suficiente. A Certidão de Óbito pode ser feita a partir do relato de duas testemunhas, em cartório, que atestem a morte do indivíduo. Ou a partir do aval do IML (Instituto Médico Legal), que age em casos em que a natureza da morte tem suspeitas criminais.



Que Documentação Devo Apresentar?

Para obter a Certidão de Óbito é necessário levar ao cartório os seguintes documentos do falecido:



Aqui em Monte Carmelo, é possível emitir a Certidão de Óbito no(s) seguinte(s) cartório(s):
NomeOfÍcio de registro civil das pessoas naturais
EndereçoAv. Belo Horizonte, 518 - Salas 101
38500000 Monte Carmelo
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h.Sábado das 8h às 18h.
ContactoTelefone : 3842-2199
Fax : 3842-2199
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos, Outras
Nome2º tabelionato de notas
EndereçoRua Tito Fulgêncio, 258 - Sala 01
38500000 Monte Carmelo
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h.
ContactoTelefone : 3842-4353
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNotas
NomeOfÍcio do registro de imÓveis
EndereçoRua Tito Fulgêncio, 258
38500000 Monte Carmelo
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 11h às 18h.
ContactoTelefone : 3842-2407
Fax : 3842-2407
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosRegistro de Imóveis
NomeOfÍcio do registro de tÍtulos e documentos e civil de pessoas jurÍdicas
EndereçoAv. Belo Horizonte, 518 - salas 207/208
38500000 Monte Carmelo
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.
ContactoTelefone : 3842-2469
Fax : 3842-2469
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosRegistro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas
NomeTabelionato de protestos de titulos
EndereçoAv. Belo Horizonte, 518
38500000 Monte Carmelo
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 10h e das 12h às 17h.
ContactoTelefone : 3842-2190
Fax : 3842-2190
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosProtesto de Títulos
Nome1º tabelionato de notas
EndereçoRua Tito Fulgêncio, 164 - sala 102
38500000 Monte Carmelo
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.
ContactoTelefone : 3842-1832
Fax : 3842-1832
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNotas

Validade e Custo

Os certidões de óbito e de nascimento não tem prazo de validade. Além disso, até 15 dias após o falecimento, a certidão de óbito é gratuita. No entanto, passado esse prazo, apenas um mandato judicial poderá recorrer em busca do documento, que deverá ser expedido por um advogado.

Entretanto, se uma nova cópia for necessária, a segunda via do registro tem um custo definido pelo Tribunal de Justiça de cada estado. Se você quiser saber o custo exato, pode fazê-lo seguindo este link.

Como solicitar a certidão de obito
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