A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.
Enquanto que é possível obter a certidão de óbito indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos que explicaremos a seguir, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso.
Em parceria com o site Documento no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de óbito em qualquer cartório do Brasil.
Você não precisa ir ao cartório, pode pagar on-line ou por boleto bancario e receberá o seu documento na porta da sua casa.
Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.
Quando você perde um ente querido, é essencial declarar o óbito e tirar uma certidão de óbito para poder, por exemplo, receber uma pensão por morte. Neste artigo, nós lhe diremos como obter uma certidão de óbito para que você possa cumprir as formalidades.
Há uma diferença entre a Certidão de Óbito e o Atestado ou Declaração de Óbito. O Atestado de Óbito é um documento emitido pelo médico, que declara a morte do indivíduo, assim como data, hora, local e causa. Enquanto o certificado de Óbito é emitido no Cartório de Registro Civil.
Enquanto que o Atestado de Óbito prova a morte do indivíduo, ele não é suficiente. A Certidão de Óbito pode ser feita a partir do relato de duas testemunhas, em cartório, que atestem a morte do indivíduo. Ou a partir do aval do IML (Instituto Médico Legal), que age em casos em que a natureza da morte tem suspeitas criminais.
Para obter a Certidão de Óbito é necessário levar ao cartório os seguintes documentos do falecido:
Nome | OfÍcio de registro civil das pessoas naturais |
Endereço | Av. Belo Horizonte, 518 - Salas 101 38500000 Monte Carmelo |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h.Sábado das 8h às 18h. |
Contacto | Telefone : 3842-2199 Fax : 3842-2199 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Outras |
Nome | 2º tabelionato de notas |
Endereço | Rua Tito Fulgêncio, 258 - Sala 01 38500000 Monte Carmelo |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h. |
Contacto | Telefone : 3842-4353 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Notas |
Nome | OfÍcio do registro de imÓveis |
Endereço | Rua Tito Fulgêncio, 258 38500000 Monte Carmelo |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 11h às 18h. |
Contacto | Telefone : 3842-2407 Fax : 3842-2407 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Registro de Imóveis |
Nome | OfÍcio do registro de tÍtulos e documentos e civil de pessoas jurÍdicas |
Endereço | Av. Belo Horizonte, 518 - salas 207/208 38500000 Monte Carmelo |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h. |
Contacto | Telefone : 3842-2469 Fax : 3842-2469 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas |
Nome | Tabelionato de protestos de titulos |
Endereço | Av. Belo Horizonte, 518 38500000 Monte Carmelo |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 10h e das 12h às 17h. |
Contacto | Telefone : 3842-2190 Fax : 3842-2190 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Protesto de Títulos |
Nome | 1º tabelionato de notas |
Endereço | Rua Tito Fulgêncio, 164 - sala 102 38500000 Monte Carmelo |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h. |
Contacto | Telefone : 3842-1832 Fax : 3842-1832 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Notas |
Os certidões de óbito e de nascimento não tem prazo de validade. Além disso, até 15 dias após o falecimento, a certidão de óbito é gratuita. No entanto, passado esse prazo, apenas um mandato judicial poderá recorrer em busca do documento, que deverá ser expedido por um advogado.
Entretanto, se uma nova cópia for necessária, a segunda via do registro tem um custo definido pelo Tribunal de Justiça de cada estado. Se você quiser saber o custo exato, pode fazê-lo seguindo este link.