A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.
Enquanto que é possível obter a certidão de óbito indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos que explicaremos a seguir, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso.
Em parceria com o site Documento no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de óbito em qualquer cartório do Brasil.
Você não precisa ir ao cartório, pode pagar on-line ou por boleto bancario e receberá o seu documento na porta da sua casa.
Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.
Quando você perde um ente querido, é essencial declarar o óbito e tirar uma certidão de óbito para poder, por exemplo, receber uma pensão por morte. Neste artigo, nós lhe diremos como obter uma certidão de óbito para que você possa cumprir as formalidades.
Há uma diferença entre a Certidão de Óbito e o Atestado ou Declaração de Óbito. O Atestado de Óbito é um documento emitido pelo médico, que declara a morte do indivíduo, assim como data, hora, local e causa. Enquanto o certificado de Óbito é emitido no Cartório de Registro Civil.
Enquanto que o Atestado de Óbito prova a morte do indivíduo, ele não é suficiente. A Certidão de Óbito pode ser feita a partir do relato de duas testemunhas, em cartório, que atestem a morte do indivíduo. Ou a partir do aval do IML (Instituto Médico Legal), que age em casos em que a natureza da morte tem suspeitas criminais.
Para obter a Certidão de Óbito é necessário levar ao cartório os seguintes documentos do falecido:
Nome | OfÍcio do registro de imÓveis |
Endereço | Av. Teotônio Segurado, Quadra ACSUSO-SO, conj. 01 - loja 06 Ed. Amazônia Center 77016002 Palmas |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h. |
Contacto | Telefone : 3216-1582 Fax : 3216-2011 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Registro de Imóveis |
Nome | 2º tabelionato de notas |
Endereço | Av. NS-2 - Quadra 104 - Conj. 3, lote 1, loja 1 77020030 Palmas |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às17h. |
Contacto | Telefone : 3215-2272 Fax : 3216-7200 Sítio Web : www.cartoriosagromar.com.br |
Atributos | Notas |
Nome | OfÍcio do registro civil e tabelionato de notas - dist. taquaralto |
Endereço | Rua 09, Quadra 06, lote 17 77060182 Palmas |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h |
Contacto | Telefone : 3571-1875 Fax : 3571-2400 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas |
Nome | OfÍcio do registro civil de pessoas naturais |
Endereço | 404 Sul Av.Lo 11 Lote 10 77021640 Palmas |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h. |
Contacto | Telefone : 3214-1075 Fax : 3217-1516 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos |
Nome | 1º tabelionato de notas |
Endereço | Av. JK, Quadra ACSVNE-12 Lote 19 77006044 Palmas |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h. |
Contacto | Telefone : 3215-4376 Fax : 215-1066 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Notas |
Nome | OfÍcio do registro civil e tabelionato de notas - taquaruÇu |
Endereço | Av. Belo Horizonte, Qd. 16 Lote 12 77260000 Palmas |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h. |
Contacto | Telefone : 3554-1118 Fax : 3554-1500 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas |
Nome | Tabelionato de protesto de tÍtulos e ofÍcio de registro de tÍt. e documentos e de pessoas jurÍdicas |
Endereço | 108 Sul Avenida LO, 03 Lote 24 77020098 Palmas |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h. |
Contacto | Telefone : 3215-9900 Fax : 3215-9901 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Protesto de Títulos, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas |
Os certidões de óbito e de nascimento não tem prazo de validade. Além disso, até 15 dias após o falecimento, a certidão de óbito é gratuita. No entanto, passado esse prazo, apenas um mandato judicial poderá recorrer em busca do documento, que deverá ser expedido por um advogado.
Entretanto, se uma nova cópia for necessária, a segunda via do registro tem um custo definido pelo Tribunal de Justiça de cada estado. Se você quiser saber o custo exato, pode fazê-lo seguindo este link.