A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.
Enquanto que é possível obter a certidão de óbito indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos que explicaremos a seguir, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso.
Em parceria com o site Documento no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de óbito em qualquer cartório do Brasil.
Você não precisa ir ao cartório, pode pagar on-line ou por boleto bancario e receberá o seu documento na porta da sua casa.
Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.
Quando você perde um ente querido, é essencial declarar o óbito e tirar uma certidão de óbito para poder, por exemplo, receber uma pensão por morte. Neste artigo, nós lhe diremos como obter uma certidão de óbito para que você possa cumprir as formalidades.
Há uma diferença entre a Certidão de Óbito e o Atestado ou Declaração de Óbito. O Atestado de Óbito é um documento emitido pelo médico, que declara a morte do indivíduo, assim como data, hora, local e causa. Enquanto o certificado de Óbito é emitido no Cartório de Registro Civil.
Enquanto que o Atestado de Óbito prova a morte do indivíduo, ele não é suficiente. A Certidão de Óbito pode ser feita a partir do relato de duas testemunhas, em cartório, que atestem a morte do indivíduo. Ou a partir do aval do IML (Instituto Médico Legal), que age em casos em que a natureza da morte tem suspeitas criminais.
Para obter a Certidão de Óbito é necessário levar ao cartório os seguintes documentos do falecido:
Nome | Tabelionato de protestos de tÍtulos |
Endereço | Av. Camilo Di Lelleis, 633 - 1º ANDAR - SALA 11 8332000 Pinhais |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 11h e das 13h às 17h. |
Contacto | Telefone : 3667-3553 Fax : 3667-8993 |
Atributos | Protesto de Títulos |
Nome | Tabelionato de notas |
Endereço | Rua República Dominicana, 25 83320180 Pinhais |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h. |
Contacto | Telefone : 3033-3000 Fax : 3033-3000 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Notas |
Nome | OfÍcio de registro de imÓveis |
Endereço | Av: Camilo Di Lellis , 200 83323000 Pinhais |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. |
Contacto | Telefone : 3667-1441 Fax : 3667-1441 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Registro de Imóveis |
Nome | OfÍcio cÍvel e anexos |
Endereço | Av. Vinte e Dois de Abril, 199 83323000 Pinhais |
Horário | De 2ª a 6[ feira, das 8h30 às 11h e das 13h às 17h. |
Contacto | Telefone : 3033-4606 Fax : 3033-4606 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Interdições e Tutelas, Cível, Fazenda Pública |
Nome | OfÍcio do registro civil, titulos e documentos e pessoa jurÍdicas |
Endereço | Av. Camilo Di Lellis, 434 sala 05 83323000 Pinhais |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 11h e das 13h às 17h. |
Contacto | Telefone : 0333-3200 Fax : 3033-3222 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas |
Os certidões de óbito e de nascimento não tem prazo de validade. Além disso, até 15 dias após o falecimento, a certidão de óbito é gratuita. No entanto, passado esse prazo, apenas um mandato judicial poderá recorrer em busca do documento, que deverá ser expedido por um advogado.
Entretanto, se uma nova cópia for necessária, a segunda via do registro tem um custo definido pelo Tribunal de Justiça de cada estado. Se você quiser saber o custo exato, pode fazê-lo seguindo este link.