Cidade Brasil > Estado de Minas Gerais > Município Pompéu > > Como Solicitar a Certidão de Óbito em Pompéu

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

Como Obter a Certidão de Óbito em Pompéu

Quando você perde um ente querido, é essencial declarar o óbito e tirar uma certidão de óbito para poder, por exemplo, receber uma pensão por morte. Neste artigo, nós lhe diremos como obter uma certidão de óbito para que você possa cumprir as formalidades.

Como solicitar a certidão de obito

O que é a Certidão de Óbito?

A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.

Qual é a diferença com o atestado de óbito?

Há uma diferença entre a Certidão de Óbito e o Atestado ou Declaração de Óbito. O Atestado de Óbito é um documento emitido pelo médico, que declara a morte do indivíduo, assim como data, hora, local e causa. Enquanto o certificado de Óbito é emitido no Cartório de Registro Civil.

PRECISA DE AJUDA? Obtenha a certidão de maneira rápida, prática e segura

Enquanto que é possível obter a certidão de óbito indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos que explicaremos a seguir, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso.

Em parceria com o site Documento no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de óbitob> em qualquer cartório do Brasil. Você não precisa ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.

Como obter a certidão de óbito em Pompéu por conta própria

Enquanto que o Atestado de Óbito prova a morte do indivíduo, ele não é suficiente. A Certidão de Óbito pode ser feita a partir do relato de duas testemunhas, em cartório, que atestem a morte do indivíduo. Ou a partir do aval do IML (Instituto Médico Legal), que age em casos em que a natureza da morte tem suspeitas criminais.

Que Documentação Devo Apresentar?

Para obter a Certidão de Óbito é necessário levar ao cartório os seguintes documentos do falecido:


Aqui em Pompéu, é possível emitir a Certidão de Óbito no(s) seguinte(s) cartório(s):
Nome1º tabelionato de notas
EndereçoRua David Afonso, 151
35640000 Pompéu
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
ContactoTelefone : 3523-1595
AtributosNotas
Nome2º tabelionato de notas
EndereçoRua David Afonso, 147
35640000 Pompéu
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
ContactoTelefone : 3523-1711
Fax : 3523-1874
AtributosNotas
NomeOfÍcio do registro de imÓveis
EndereçoRua Ministro Francisco Campos, 245
35640000 Pompéu
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14 às 18h.
ContactoTelefone : 3523-1933
AtributosRegistro de Imóveis
NomeOfÍcio de registro civil das pessoas naturais e tabelionato de notas - silva campos
EndereçoRua Procópio Lobato, 715
35645000 Pompéu
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 12h às 17h.
ContactoTelefone : 9808-7242
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas
NomeTabelionato de protesto de tÍtulos
EndereçoRua Cândido Alves de Souza, 118 - Loja A
35640000 Pompéu
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 12h às 18h.
ContactoTelefone : 3523-4228
Fax : 3523-1874
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosProtesto de Títulos
NomeOfÍcio de registro de tÍtulos e documentos e civil de pessoas jurÍdicas
EndereçoRua David Afonso, 165 - Loja D
35640000 Pompéu
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
ContactoTelefone : 3513-6965
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosRegistro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas
NomeOfÍcio de registro civil das pessoas naturais
EndereçoPç. José Cipriano de Campos, 578
35640000 Pompéu
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
ContactoTelefone : 3523-1248
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas

Validade e Custo

Os certidões de óbito e de nascimento não tem prazo de validade. Além disso, até 15 dias após o falecimento, a certidão de óbito é gratuita. No entanto, passado esse prazo, apenas um mandato judicial poderá recorrer em busca do documento, que deverá ser expedido por um advogado.

Entretanto, se uma nova cópia for necessária, a segunda via do registro tem um custo definido pelo Tribunal de Justiça de cada estado. Se você quiser saber o custo exato, pode fazê-lo seguindo este link.

Painel de Pompéu