Cidade Brasil > Estado de Santa Catarina > Município Santo Amaro da Imperatriz > > Como Solicitar a Certidão de Óbito em Santo Amaro da Imperatriz

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

Como Obter a Certidão de Óbito em Santo Amaro da Imperatriz

Quando você perde um ente querido, é essencial declarar o óbito e tirar uma certidão de óbito para poder, por exemplo, receber uma pensão por morte. Neste artigo, nós lhe diremos como obter uma certidão de óbito para que você possa cumprir as formalidades.

Como solicitar a certidão de obito

O que é a Certidão de Óbito?

A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.

Qual é a diferença com o atestado de óbito?

Há uma diferença entre a Certidão de Óbito e o Atestado ou Declaração de Óbito. O Atestado de Óbito é um documento emitido pelo médico, que declara a morte do indivíduo, assim como data, hora, local e causa. Enquanto o certificado de Óbito é emitido no Cartório de Registro Civil.

PRECISA DE AJUDA? Obtenha a certidão de maneira rápida, prática e segura

Enquanto que é possível obter a certidão de óbito indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos que explicaremos a seguir, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso.

Em parceria com o site Documento no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de óbitob> em qualquer cartório do Brasil. Você não precisa ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.

Como obter a certidão de óbito em Santo Amaro da Imperatriz por conta própria

Enquanto que o Atestado de Óbito prova a morte do indivíduo, ele não é suficiente. A Certidão de Óbito pode ser feita a partir do relato de duas testemunhas, em cartório, que atestem a morte do indivíduo. Ou a partir do aval do IML (Instituto Médico Legal), que age em casos em que a natureza da morte tem suspeitas criminais.

Que Documentação Devo Apresentar?

Para obter a Certidão de Óbito é necessário levar ao cartório os seguintes documentos do falecido:


Aqui em Santo Amaro da Imperatriz, é possível emitir a Certidão de Óbito no(s) seguinte(s) cartório(s):
NomeOfÍcio de registro civil, tÍtulos e documentos e pessoas jurÍdicas
EndereçoRua Pe. Isidoro Duarte e Silva, 30 - Ed. Maria Zenir - Bl. 02
88140000 Santo Amaro da Imperatriz
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
ContactoTelefone : 3245-1581
Fax : 3245-1581
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas
NomeTabelionato de notas e protestos
EndereçoRua Prefeito José Kehrig, 5645
88140000 Santo Amaro da Imperatriz
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
ContactoTelefone : 3245-1519
Fax : 3245-2237
Endereço electrónico : [email protected]
AtributosNotas, Protesto de Títulos
NomeOfÍcio de registro de imÓveis
EndereçoRua Frei Fidêncio Feldmann, 222 Sala 01
88140000 Santo Amaro da Imperatriz
HorárioDe 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
ContactoTelefone : 3245-5533
Fax : 3245-5533
Endereço electrónico : [email protected]
Sítio Web : www.risantoamaro.com.br
AtributosRegistro de Imóveis

Validade e Custo

Os certidões de óbito e de nascimento não tem prazo de validade. Além disso, até 15 dias após o falecimento, a certidão de óbito é gratuita. No entanto, passado esse prazo, apenas um mandato judicial poderá recorrer em busca do documento, que deverá ser expedido por um advogado.

Entretanto, se uma nova cópia for necessária, a segunda via do registro tem um custo definido pelo Tribunal de Justiça de cada estado. Se você quiser saber o custo exato, pode fazê-lo seguindo este link.

Painel de Santo Amaro da Imperatriz