Quando você perde um ente querido, é essencial declarar o óbito e tirar uma certidão de óbito para poder, por exemplo, receber uma pensão por morte. Neste artigo, nós lhe diremos como obter uma certidão de óbito para que você possa cumprir as formalidades.
A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.
Há uma diferença entre a Certidão de Óbito e o Atestado ou Declaração de Óbito. O Atestado de Óbito é um documento emitido pelo médico, que declara a morte do indivíduo, assim como data, hora, local e causa. Enquanto o certificado de Óbito é emitido no Cartório de Registro Civil.
Enquanto que é possível obter a certidão de óbito indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos que explicaremos a seguir, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso.
Em parceria com o site Documento no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de óbitob> em qualquer cartório do Brasil. Você não precisa ir ao cartório, e receberá o seu documento na porta da sua casa. Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.
Enquanto que o Atestado de Óbito prova a morte do indivíduo, ele não é suficiente. A Certidão de Óbito pode ser feita a partir do relato de duas testemunhas, em cartório, que atestem a morte do indivíduo. Ou a partir do aval do IML (Instituto Médico Legal), que age em casos em que a natureza da morte tem suspeitas criminais.
Para obter a Certidão de Óbito é necessário levar ao cartório os seguintes documentos do falecido:
Nome | OfÍcio de registro civil das pessoas naturais e de interdiÇÕes e tutelas - 1º subdistrito |
Endereço | Rua Dona Chiquinha de Mattos, 71 12010020 Taubaté |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h. |
Contacto | Telefone : 3232-3039 Fax : 3232-3039/3631-5403 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas |
Nome | OfÍcio de registro civil das pessoas naturais e tabelionato de notas - 2º subdistrito |
Endereço | Pç. Dr. Monteiro, 103 12020250 Taubaté |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h; Sabados das 9h às 12h. |
Contacto | Telefone : 3631-4478 Fax : 3426-0399 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas |
Nome | OfÍcio de registro civil das pessoas naturais e tabelionato de notas - quiririm |
Endereço | Rua Cel. Marcondes de Mattos, 176 12043280 Taubaté |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h. |
Contacto | Telefone : 3686-1309 Fax : 3686-3336 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas |
Nome | 1º tabelionato de notas e protesto de letras e tÍtulos |
Endereço | Pç. Monsenhor Silva Barros, 100 12020070 Taubaté |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 18h. |
Contacto | Telefone : 3632-7782 Fax : 3632-7782 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Notas, Protesto de Títulos |
Nome | 2º tabelionato de notas e protesto de letras e tÍtulos |
Endereço | Pç. Monsenhor Silva Barros, 41 12020070 Taubaté |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 18h. |
Contacto | Fax : 224-7505 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Notas, Protesto de Títulos |
Nome | 3º tabelionato de notas e protesto de letras e tÍtulos |
Endereço | Rua Visconde do Rio Branco, 37 12020040 Taubaté |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h. |
Contacto | Telefone : 3629-2636 Fax : 3629-2636R.24 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Notas, Protesto de Títulos |
Nome | OfÍcio do registro de imÓveis, tÍtulos e documentos e civil de pessoas jurÍdicas |
Endereço | Rua Anizio Ortiz Monteiro, 122 12020100 Taubaté |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 10h às 17h. |
Contacto | Telefone : 2125-4277 Fax : 2125-4277 Endereço electrónico : [email protected] Sítio Web : www.critaubate.com.br |
Atributos | Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas |
Os certidões de óbito e de nascimento não tem prazo de validade. Além disso, até 15 dias após o falecimento, a certidão de óbito é gratuita. No entanto, passado esse prazo, apenas um mandato judicial poderá recorrer em busca do documento, que deverá ser expedido por um advogado.
Entretanto, se uma nova cópia for necessária, a segunda via do registro tem um custo definido pelo Tribunal de Justiça de cada estado. Se você quiser saber o custo exato, pode fazê-lo seguindo este link.